quinta-feira

CONGRESSO BRASILEIRO HOMENAGEOU CHICO XAVIER

O 3º. Congresso Brasileiro de Espiritismo, promovido pela Federação Espírita Brasileira, foi realizado com pleno êxito entre os dias 16 e 18 de abril de 2010, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Cerca de cinco mil congressistas participaram do evento tendo como tema central: “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”.

A abertura contou com apresentações artísticas de alto nível e da Banda dos Dragões da Independência. O evento foi aberto pelo presidente da FEB Nestor João Masotti. O vice-presidente da República José de Alencar compareceu e fez uso da palavra. Integraram a mesa o ministro da Previdência Social Carlos Gabas, representantes dos Correios, da Casa da Moeda, deputados federais Raquel Teixeira e Luiz Carlos Bassuma, Eurípedes Higino dos Reis, o secretário geral do CFN da FEB, os presidentes das 27 Entidades Federativas Estaduais, Marlene Nobre representando as Entidades Nacionais Especializadas. A palestra inicial foi proferida por Divaldo Pereira Franco. Houve o lançamento nacional do Selo Comemorativo e da Medalha Comemorativa do Centenário de Xavier.

O programa foi seguido de acordo com o planejamento previamente divulgado com apresentações de dezenas de expositores e depoimentos de colaboradores de Chico Xavier e de artistas. Houve apresentação de trailer do filme Nosso Lar e apresentação da equipe de produção, direção e de artistas. A “Sinfonia do Amor”, composta por Plínio Oliveira em homenagem a Chico Xavier, foi apresentada e lançada no evento.

O Congresso teve sua transmissão, ao vivo, para o Brasil e para o mundo diretamente pela TV do Conselho Espírita Internacional (www.tvcei.com). Mais de 12.000 pessoas participaram do evento, com repercussão na grande mídia como na Rede Globo (clicar: http://g1.globo.com/videos/jornaldaglobo/v/comeca-congresso-espirita-em-brasilia/1249173) e no Jornal Nacional (clicar: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/espiritas-se-reunem-em-brasilia-para-homenagear-chico-xavier.html).

No encerramento do Congresso, após palestra de José Raul Teixeira, foi lida a mensagem psicográfica do médium Wagner Gomes da Paixão “Na Luz do Amor”, de Chico Xavier.

Na tarde do dia 18, houve uma homenagem a Chico Xavier franqueada ao público, com a participação dos Corais do Distrito Federal, dos artistas Nando Cordel e Carlos Vereza, seguindo-se palestra de Divaldo Pereira Franco. Ao final, este transmitiu mensagem psicofônica do espírito Bezerra de Menezes. Foi lida a mensagem psicográfica do médium Wagner Gomes da Paixão “Brasil para Jesus”, do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Esta etapa pública foi também transmitida ao vivo pela TVCEI e para cerca de 20 auditórios e salões de instituições espíritas de Brasília, incluindo a FEB, dotados de telões.

Foram lançados vários livros editados pela FEB: edição especial de “Parnaso de Além Túmulo”; o “kit” (livro e dois DVDs) “Depoimentos sobre Chico Xavier” (Organizado por Antonio Cesar Perri de Carvalho e Oceano Vieira de Melo), “Chico Xavier, o Obreiro do Senhor, e Castro Alves, o Apóstolo da Liberdade” (Organizado por Marta Antunes de Moura), “Orientação aos Órgãos de Unificação”. E o Conselho Espírita Internacional lançará “Chico Xavier – O Homem e o Médium”, de Mikael Ponsardin (edições em francês e em português). Todos congressistas receberam a revista “Reformador”, edição especial de abril em homenagem a Chico Xavier.

O bem sucedido Congresso insere-se no “Projeto Centenário de Chico Xavier”, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB e que vem sendo implementado desde o dia 1º. de janeiro e prosseguirá até novembro deste ano.
http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=253

Nenhum comentário:

Postar um comentário