Antes de aderirmos a qualquer trabalho voluntário, precisamos nos fazer algumas perguntas básicas que podem evitar uma decepção futura com o voluntariado.
O que é ser voluntário?
Ser voluntário é mais do que escolher uma Instituição e dedicar um pouco do seu tempo sem remuneração.
Ser voluntário é mais do que oferecer conhecimento, experiência e tempo para ajudar aos mais necessitados.
Ser voluntário é mais do que se dedicar ao trabalho social por motivo pessoal, cívico, solidário, com compromisso, regularidade e responsabilidade.
Ser voluntário é mais do que ser ético, ao escutar e compreender, falar e debater, fazer e transformar.
Ser voluntário acima de tudo, abraçar a causa social com amor e fazer ao próximo, o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos.
Ser voluntário é simplesmente amar nosso semelhante, respeitando-o, sem preconceito de raça, cor, credo ou dogmas sociais.
Ser voluntário é atuar sem julgamentos preconcebidos, sem falsidades, sem maledicências, se preocupando apenas com o desejo de servir ao próximo com solidariedade.
Por onde começar?
Para começar um trabalho voluntário é necessário identificar as necessidades de sua comunidade ou município, procurando escolas, Associações de Bairros ou Instituições Sociais, para se oferecer como voluntário.
Para estes casos a Internet é uma ferramenta primordial que vai auxiliar na busca para localizar o local em que mais se afina com sua personalidade ou modo de ser, e que vai torná-lo um voluntário.
Em Itu, foi fundado a UNESOL – União das Entidades Solidárias de Itu, que agrega várias Instituições Sociais do município, tendo cada uma delas uma particularidade diferente. Visite o site da UNESOL www.unesol.com.br e conheça mais sobre o trabalho destas Instituições.
Quem pode ser um voluntário?
A partir de 15 anos qualquer pessoa pode ser um voluntário.
Atualmente vê-se constantemente o trabalho voluntário sendo incentivado em Escolas e Faculdades, por professores, coordenadores e diretores, que se preocupam em criar condições propícias à participação dos jovens em atividades deste tipo, mostrando a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica, com solidariedade, construindo e edificando uma sociedade mais justa e igualitária.
Alguns exemplos de Instituições que fazem este dignificante trabalho junto a seus alunos:
- Colégio Integral de Itu
- Grupo UNIP de Educação e formação profissional de Sorocaba
- Faculdade Prudente de Moraes em Itu, entre outros.
Quando começar?
Comece já e conquiste um futuro melhor! Divulgue o voluntariado e incentive seus filhos, amigos, visinhos, colegas de trabalho a se tornarem um voluntário.
“Nenhuma atividade no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes”
Chico Xavier
“A repercussão da prática do bem é inimaginável... Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”
Chico Xavier
http://www.institutochicoxavier.com/index.php?option=com_content&view=article&id=48:seja-um-voluntario-solidario&catid=0&Itemid=56
Nenhum comentário:
Postar um comentário