segunda-feira

A MÚSICA TERRESTRE

   Leon Dénis (*) 
O canto e a música em sua íntima união podem produzir a mais alta impressão. Quando ela é sustentada por nobres palavras, a harmonia musical pode elevar a alma às regiões celestes. É o que se realiza com a música religiosa...
O cântico produz uma dilatação salutar da alma, uma emissão fluídica que facilita a ação das forças invisíveis. Não há cerimônia religiosa verdadeiramente completa e eficaz sem o cântico. Quando a voz pura das crianças e dos jovens ressoa pela abóbada dos templos, desprende-se como que uma sensação de suavidade angélica. (...) 
O fenômeno sonoro desenvolve-se de círculo em círculo, de esfera em esfera, e amplia-se até o infinito. Ele leva a alma, em suas grandes ondas, sempre mais longe, sempre mais alto, no mundo do ideal, e nela desperta sensações tão delicadas quanto profundas, que a preparam para os júbilos e os êxtases da vida superior. 
O  poder misterioso e soberano estende-se sobre todos os seres, sobre toda a Natureza. Com efeito, a lei das vibrações harmônicas rege toda a vida universal, todas as formas de arte, todas as criações do pensamento. Ela introduz equilíbrio e ritmo em todas as coisas. Ela influi até sobre a saúde física por sua ação sobre os fluidos humanos. Sabe-se que Saul, em suas crises nervosas, chamava Davi, que através dos sons de sua harpa acalmava a irritação do monarca. Em todos os tempos, e ainda nos dias atuais, a arte musical foi aplicada à terapêutica, e com resultado. (...)
(*)  Do livro O Espiritismo na Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário