Espiritismo & Sociedade
Escrito por Galleno
Sex, 18 de Março de 2011 14:13
http://www.sintoniaonline.com.br/artigos/47-espiritismoa-sociedade/73-grande-licao-do-povo-japones
Neste momento de grande provação coletiva, o povo japonês oferece valiosas lições às demais populacões do globo, em particular para os brasileiros: a paciência e o compromisso com a coletividade, virtudes que contribuem para
não agravar a difícil situação decorrente do terremoto e do maremoto ocorridos recentemente.
Os japoneses nos mostram que não adianta o desespero diante das tormentas. É preciso manter o bom senso de modo a evitar precipitações. Outra atitude invejável (no bom sentido) é o respeito a todos os que estão passando pelas mesmas dificuldades, sem que ninguém se considere mais merecedor de atenção em relação aos demais, o que faz os japoneses passarem horas em filas para comprar alimentos, abastecer seus veículos ou tomar banho (comportamento estranho para grande parte dos brasileiros “fura-filas” da terra do “jeitinho”).
Até o momento não foram registrados saques, tumultos, nem situações de violência de pessoas que pudessem se aproveitar da dificuldade para justificar atitudes bárbaras. Situação bastante diferente ao que ocorreu no Haiti, em 2009, onde as pessoas digladiavam brutalmente no meio da rua por um pedaço de pão, o que exigia a intervenção da ONU para amenizar os conflitos.
Enquanto isso, no Brasil, é comum registros de saques a caminhões de carga após acidentes de trânsito, nos quais muitas pessoas se aproveitam da tragédia alheia e agravam mais ainda a dor de quem passa pelo problema, fato vergonhoso para um país que, apesar de muitas dificuldades sociais, não atravessa nenhuma situação de calamidade ou catástrofe generalizada que pudesse justificar tal comportamento.
Pode-se argumentar que tais comparações são desproporcionais, pois o povo japonês é muito instruído e bastante treinado para enfrentar situações catastróficas de grandes proporções, inclusive pela localização propícia a tais ocorrências, no entanto as lições dos japoneses somente são possíveis graças à disciplina e ao profundo respeito à coletividade dos membros desta nação.
O esforço pela organização disciplinada da sociedade e o espírito coletivo são manifestações práticas de fé e amor dos indivíduos que a compõem, valores que possibilitam rápida recuperação após as tragédias morais e naturais em qualquer parte do planeta e que devem ser nossos motivadores para nos tornarmos um povo mais civilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário