terça-feira

Musica alimenta o espírito

Oração pela luz

Oremos juntos por esse instante de luz:


Senhor,

Tem piedade das nossas necessidades!

Auxilia-nos a sustentar o perdão com as imperfeições que ainda carregamos na intimidade.

Ensina-nos a nos amar, Senhor! A aceitar-nos como somos e a buscar a melhora gradativa. Fortalece nossa capacidade de amar a fim de estendermos a luz da compaixão em relação às falhas que cometemos.

Estende-nos Tuas mãos compassivas! Unge-nos com misericórdia as dores da angústia de viver trazendo por dentro as sombras do passado!

Ampara-nos, Divino Pastor; para jamais esquecermos as vitórias já alcançadas. Que elas nos sirvam de estímulo!

Ante as lutas e conflitos da alma, abençoe-nos sempre, Senhor, para que nunca desistamos de combater-nos.

Obrigada, Jesus, por nos incluir em Teu amor infinito, sem a qual não teríamos forças para nos suportar.

Obrigada, Senhor! Hoje e sempre, obrigada!

Retirado do livro "Escutando Sentimentos" de Ermance Dufaux

segunda-feira

MAPA NOVA SEDE FECAJ

VERDE é a nova sede,  rua Primeiro de Maio, 2878, Primavera

VERMELHA é antiga sede

CONVITE


Fraternidade Espírita Caminhando com Jesus


CONVIDA


Para inauguração de nossa nova sede no dia 23 de julho de 2011 às 19:00h na Rua Primeiro de Maio, nº 2878, bairro Primavera, oportunidade em que será proferida a palestra “Sentido da Vida” pelo orador Cesar Rocha.


“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”


                                                  Jesus



Inauguração da nossa Nova Sede

Olá companheiros(as)



O convite da inauguração de nossa nova sede já está pronto e estará a disposição de todos os trabalhadores na recepção desde terça-feira(12/07), segue cópia em anexo, fica tambem a disposição convites para que cada trabalhador possa convidar pessoas conhecidas ou familiares que desejarem.



Estamos organizando um coquetel que será servido após a cerimonia, assim para os que puderem e/ou desejarem contribuir com salgadinhos, refigerante e suco, vamos deixar uma relação na recepção para anotarem sua contribuição.



Quanto a programação em beve vamos encaminhar, peço que todos façam suas preces e vibrações para que tudo saia a contento.



Um grande abraço a todos,



Carmelita

A psicografia no direito processual

Estamos presenciando nos últimos anos calorosa discussão a respeito da utilização da prova psicografada no processo brasileiro, existindo projeto de lei que tenta proibir o uso da prova psicografada (como o de n° 1.705/2007), sendo, a respeito, ouvidos inúmeros juristas que se posicionaram de maneira antagônica com relação à possibilidade de utilização de uma carta escrita do além-túmulo em processos judiciais, de natureza penal ou mesmo cível [01].


Busquemos, pois, sintetizar os argumentos que vem sendo desenvolvidos, por ambas as correntes, a fim de apresentarmos um esboço contemporâneo sobre a possibilidade de utilização da psicografia e, principalmente, sobre o peso que tal prova não tipificada em lei pode atingir para auxiliar a decidir um processo judicial.

Para tanto, faz-se necessário investigar a origem e o desenvolvimento científico do espiritismo, trazer à baila alguns intelectuais importantes, do Brasil e alhures, que estudaram o fenômeno (como Monteiro Lobato e Cesare Lombroso), para que possamos com maior convicção defender a utilização deste meio lícito de prova.
A Psicografia é uma manifestação de prova espírita que representa o ato de escrever exercido por uma pessoa dotada de certa capacidade espiritual (médium) em face de influência direta recebida de um espírito que dita a mensagem [04], ou em palavras mais singelas, "é a escrita de um espírito realizada através do médium" [05].




A carta psicografada é um dos mecanismos, segundo o espiritismo kardecista, que comprova a comunicação dos vivos com os mortos. Por certo, não é a única, mas uma das mais convincentes na demonstração de que existe vida após a morte e de que os espíritos, em geral, possuem suficiente noção da sua situação no plano espiritual, a ponto de trazer relatos da sua atual moradia espiritual e, principalmente, recordações de sua passagem pela Terra como também das relações pessoais travadas no nosso planeta.



Em interessante obra de Sonia Rinaldi, de repercussão internacional, concluiu-se pela existência dos espíritos por meio de pesquisas avançadas em Transcomunicação Instrumental, ou seja, pelas gravações de sons demonstrou-se a sobrevivência da alma [06]. Já foram também constatados e estudados com profundidade os fenômenos de materialização e incorporação, além da tiptologia - primeira, e mais rudimentar, das provas de comunicação "dos mortos com os vivos", por meio de barulhos emitidos em objetos ou movimentação destes em respostas a determinadas indagações dos encarnados (v.g. mesas giratórias) [07].



Mais afeito ao nosso tema, estudo bastante importante foi realizado pelo experiente expert grafotécnico Carlos Augusto Parandréa (perito judiciário em Documentoscopia desde 1965 no Paraná), que em meticulosa análise de uma carta psicografada em 22/07/1978 por Chico Xavier, na língua italiana (desconhecida do médium), atribuída e assinada por Ilda Mascarro Saullo (falecida em Roma, no dia 20/12/1977), revela que "a mensagem contém em 'número' e em 'qualidade' consideráveis e irrefutáveis características de gênese gráfica [08] suficientes para a revelação e identificação de Ilda Mascaro Saullo como autora da mensagem questionável" conferindo ainda maior credibilidade as suas conclusões ao dispor, o autor, que "na prática, em mais de 25 anos de perícias, centenas de resultados positivos foram alcançados em menor quantidade de material do que o coletado para esta pesquisa" [09].



Recentemente, merece registro a obra do jornalista Marcel Souto Maior, também comprovando a existência de efetivas comunicações entre vivos e mortos, sendo um dos casos mais emblemáticos narrados no livro a psicografia do médium Waldo Vieira de um romance com 322 páginas, assinado por Honoré de Balzac. Tal romance foi levado à análise rigorosa do mais importante estudioso da obra de Balzac no Brasil, o professor Osmar Ramos Filho, que após sete anos de pesquisa, encontrou cerca de duas mil semelhanças da obra psicografada com as obras em vida do mestre, o que o fez concluir, sem hesitação, ser um autêntico romance de Balzac [10].



3. Realmente, muitos foram os cientistas e mesmo ilustres intelectuais que pesquisaram a fundo, de maneira séria, o espiritismo e acabaram se convencendo da possibilidade de relação dos vivos com os mortos – sendo relevante exemplificarmos a questão com mais elementos. Em interessante artigo, para o jornal Estado de São Paulo, Miguel Reale Jr [11]. destaca a trajetória de Cesare Lombroso, famoso criminalista italiano, que após muito estudo (e resistência na aceitação do fenômeno espiritual), escreveu, em 1909, o livro Hipnotismo e Mediunidade em que faz uma consistente síntese das experiências mediúnicas, mostrando a analogia entre o que sucedeu com os povos antigos, com os povos indígenas, com os fenômenos ocorridos na Idade Média ou no Renascimento e com o que sucedeu naqueles dias vividos por ele na presença de outros renomados cientistas.



Em terras brasileiras também interessante os relatos de experiências mediúnicas desenvolvidas pelo escritor Monteiro Lobato, entre 1943 e 1947. Embora as mensagens obtidas não estivessem vinculadas aos procedimentos normais e regulares da psicografia, como adverte Vladimir Polízio [12], nem por isso deixam de ter importância e merecer o valor que lhes são conferidos. O material todo, referente ao período de pesquisas, compõe a obra Monteiro Lobato e o Espiritismo efoi coletado por Maria José Sette Ribas – que recebia a cada reunião relatório do que ali se passava.



São, de fato, inúmeros os relatos, no Brasil e alhures, de situações similares, de pesquisa e comprovação da atividade mediúnica, de comunicação bem sucedida com o plano espiritual, e, consequentemente, de reformulações daqueles que anteriormente levantavam dúvidas sobre o fenômeno espiritual, e especificamente psicográfico, e que passaram a reconhecer como possível, verdadeiros e espontâneos tais atos.



O jurista Miguel Timponi (que viria a ser depois um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil e seu primeiro presidente), para citarmos um derradeiro exemplo vigoroso, relata vários desses casos na obra A psicografia ante os Tribunais, destacando estudos psíquicos robustos realizados principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha e na França [13] - não deixando dúvidas a respeito de temas instigantes como a imortalidade da alma, o fenômeno reencarnascionista e a plena capacidade da entidade espiritual reproduzir, com nitidez, os acontecimentos que presenciou ao longo da sua passagem terrena.

continue lendo http://jus.uol.com.br/revista/texto/19438/a-psicografia-no-direito-processual/
 
Texto enviado pela trabalhadora do Fraternidade espirita Caminhando com Jesus: Laila Patricia

sexta-feira

Oração pelo Amor

Senhor,



Estamos exaustos pelos descaminhos por que optamos.

Escolhemos o desamor e tombamos na decepção e na revolta.

Assegura-nos rumos novos.

Ante o convite da ilusão, fortifica-nos para fugirmos dos atalhos e aderirmos à Verdade.

Falta-nos força e coragem para amar como deveríamos. Por isso Te rogamos que supra nossas inibições.

Encoraja-nos a zelar com carinho por aqueles que deliberadamente não nos querem bem.

Amplia-nos o discernimento no uso do equilíbrio com quantos fortalecem com amor Tua participação em nossos passos.

Jesus, ensina-nos o amor para que vivamos no coração os sublimes sentimentos que há muito louvamos na palavra e esquecemos ou não sabemos como aplicar.

Permita-nos aprender a gostar da vida e amar a nós mesmos, enaltecendo o mundo com a cooperação na Obra Excelsa do Pai e celebrando a dádiva da vida em nossos caminhos de cada dia.

Pela súplica sincera que brota de nossa alma nesta hora, de nós receba, hoje e sempre, a gratidão de quantos Te devem tanto por receber mais que merecemos do Teu inesgotável amor.

Obrigada, Senhor!


Ermance Dufaux

Escutando Sentimentos

Wanderley de S. Oliveira

Que eu faça um mendigo sentar-se à minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome de Cristo, tudo isto, naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude. O que eu faço ao menor dos meus irmãos é ao próprio Cristo que faço. Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?”– Carl Gustave Jung



The Collected Works of CG Jung – volume XI, par. 520

“Pugnemos por essa linha transformadora. Cérebro instruído, coração sensibilizado, mãos operosas e grupos afetivos. Resumamos assim nossa alocução: homens educados na mensagem de Jesus, instituições inspiradas na “Casa do Caminho”. Contra isso não há egoísmo que persista!!!”



Eurípedes Barsanufo/Opúsculo Atitude de Amor – Editora Dufaux

terça-feira

IV Jornada da Associação Médico-espírita do Piauí acontece em Agosto

Depois do VI Congresso Espírita do Piauí, nosso Estado se prepara para mais um evento espírita com ótimos palestrantes. Trata-se da quarta edição da Jornada da Associação Médico-Espírita do Piauí, que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto e que tem como tema "As Leis Morais e a Saúde".


As inscrições estão abertas ao público em geral.

Convidamos a todos os congressistase que participaram do brilhante evento da AME-PI, realizado em agosto de 2008 e a população em geral, para participarem da V Jornada da AME-PI que acontecerá no período de 19 a 21 de Agosto de 2011, no auditório Poty- Rio Poty Hotel em Teresina Piauí.


A equipe organizadora está desde agosto de 2010, trabalhando com muito carinho e zelo, para proporcionar a todos os participantes, um evento inesquecível onde o amor lhe tocará profundamente.

Convidados já confirmados trarão temas que enriquecerão sua vida. Invista na melhor conquista de você mesmo, venha participar deste banquete espiritual.


Convidados Confirmados:

Sergio Lopes-AME-RS : As Leis Morais e a Saúde


Kátia Marabuco - AME-PI: Educação Espiritual do Ser - Infância, Madureza, Velhice.

Adenáuer Novaes - Bahia: Depressão - Cura e Espiritualidade.

Irvênia Prada - AME-BR: 1)Do Átomo Ao Arcanjo. 2)Histórico e Evolução da Mediunidade, uma abordagem antropológica.


André Peixinho- AME-BA: A Gênese Do Sofrimento.


Kledja Marabuco- Pernanbuco: Vivendo Valores.

Marcos Cesar -RN; As Leis Morais, Nas Pegadas Do Mestre.

As inscrições já estão abertas.

Preço especial até Fevereiro 2011- R$20,00 ( ganhe 1 camiseta do evento)

Locais: Clínica Katia Marabuco 3233411.

Micro & CIA 21066060.

Quem pode participar: Todos os interessados em Espiritualidade e crescimento interior.

As mães de Chico Xavier

O aguardado livro As mães de Chico Xavier, organizado por Saulo Gomes, estará disponível a partir do próximo dia 22. O livro, que tem como subtítulo Lições de vida sobre a morte, o aborto, as drogas e o suicídio, registra toda a emoção do filme, apresentando: making of com centenas de imagens, curiosidades, depoimentos, entrevistas com a equipe e com os personagens reais. Traz textos de grandes autores como Divaldo Franco e Therezinha Oliveira, que confortam e esclarecem com propriedade, temas delicados e tocantes.



Confira trechos do livro nos links abaixo.

sumário e apresentações

http://goo.gl/fvJ1a

depoimentos de alguns dos atores do filme

http://goo.gl/Ukmdi

depoimento de Célia Diniz, uma das mães

http://goo.gl/28BFu

Conversações Infelizes: mensagem do Espírito Joanna de Ângelis

(...)



Quando te vejas envolvido pelo clima das conversações nefastas, muda de assunto, propõe tema diferente, conciliador, edificante, substituindo a vulgaridade e o pessimismo, que devem ceder espaço ao conhecimento da beleza e da verdade.

As conversas vis envenenam aqueles que as sustentam, enquanto vilipendiam vidas outras que padecem constrições e vivem situações difíceis buscando superá-las a contributo de muito sacrifício.

Seja tua a palavra de gentileza e de esperança em qualquer situação.

Entretece comentários respeitosos e educa os que te compartem as palavras, gerando otimismo e fraternidade a todo momento.

Divaldo P. Franco. Da obra: Episódios Diários.

Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Capítulo 7. LEAL.


                                                  Publicado por: Raul Ventura

                                                  Fonte: Grupo Sertão Espírita

                                                  http://180graus.com/espirita

segunda-feira

O consolador

Amigos de ideal espirita,

   Recomendo que acessem o site seguinte http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html
nele existe varios estudos espiritas de Alan Kardec, Manoel Philomeno, Andre Luiz


Bons estudos

Que sua bondade prevaleça

Deus habita dentro de você !


Deixe, então, que Sua bondade se manifeste

Através de seus olhos, tornando-os

Brandos de compreensão, quentes de compaixão

Ternos pelo perdão constantes a todos...

Que nenhum olhar de impaciência ou condenação

Tolde a beleza da sua vida!

Que sua fisionomia irradie contentamento

De felicidade, de tal forma que todos que se aproximem de você

Sejam contaminados por seu otimismo!

                                                           Minutos de sabedoria

quinta-feira

A PRECE

Logo que o pensamento é dirigido para um ser qualquer na Terra ou no espaço, de encarnado a desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um para o outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A energia da corrente está na razão da energia do pensamento e da vontade. É por esse meio que a prece é ouvida pelos espíritos onde quer que estejam; que eles se comunicam entre si; que nos transmitem as suas inspirações; que as relações se estabelecem a distância, etc.

Esta é sua visão científica.

Pela prece podemos fazer três coisas louvar, pedir e agradecer (LE, 659).

Mas o que isso significa exatamente?

Louvar é enaltecer os desígnios de Deus sobre todas as coisas, aceitando-O como Ser Supremo, causa primária de tudo o que existe, bendizendo-Lhe o nome.

Pedir é recorrer ao Pai Todo-Poderoso em busca de luz, equilíbrio, forças, paciência, discernimento e coragem para lutar contra as forças do mal; enfim, tudo, desde que não se contrarie a lei de amor que rege e sustenta a Harmonia Universal.

Agradecer é reconhecer as inúmeras bênçãos recebidas, ainda que em diferentes graus de entendimento e aceitação: a alegria, a fé, a bênção do trabalho, a oportunidade de servir, a esperança, a família, os amigos, a dádiva da vida.

As preces devem ser feitas diretamente ao Criador, mas também pode ser-lhe endereçada por intermédio dos bons Espíritos, que são os Seus mensageiros e executores da Sua vontade. Quando se ora a outros seres além de Deus, é simplesmente como a intermediários ou intercessores, pois nada se pode obter sem a vontade de Deus.

A prece torna o homem melhor porque aquele que faz preces com fervor e confiança se torna mais forte contra as tentações do mal, e Deus lhe envia bons Espíritos para o assistir (LE 660).

O essencial é orar com sinceridade e aceitar os próprios defeitos, porque a prece não redime as faltas cometidas; aquele que pede a Deus perdão pelos seus erros, só o obtêm mudando sua conduta na prática do bem. Deste modo, as boas ações são a melhor prece, e por isso os atos valem mais do que as palavras.

Através da prece pode-se ainda fazer o bem aos semelhantes, porque o Espírito que ora, atuando pela vontade de praticar o bem, atrai a influência de Espíritos mais evoluídos que se associam ao bem que se deseja fazer.

Entretanto, a prece não pode mudar a natureza das provas pelas quais o homem tem que passar, ou até mesmo desviar-lhe seu curso, e isto porque elas (..) estão nas mãos de Deus e há as que devem ser suportadas até o fim, mas Deus leva sempre em conta a resignação.

Deve-se considerar, também, que nem sempre aquilo que o homem implora corresponde ao que realmente lhe convém, tendo em vista sua felicidade futura. Deus, em Sua onisciência e suprema bondade, deixa de atender ao que lhe seria prejudicial.

Todavia, as súplicas justas são atendidas mais vezes do que supomos, podendo a resposta a uma prece vir por meios indiretos ou por meios de idéias com as quais saímos das dificuldades.

A prece em favor dos desencarnados não muda os desígnios de Deus a seu respeito; contudo, o Espírito pelo qual se ora experimenta alívio e conforto ao receber o influxo amoroso dos entes que compartilham de suas dores. Além do mais, o efeito benéfico da prece sobre o desencarnado é tal, que pode levá-lo à conscientização das faltas cometidas e ao desejo de fazer o bem:

É nesse sentido que se pode abreviar a sua pena, se do seu lado ele contribui com a sua boa vontade. Esse desejo de melhora, excitado pela prece, atrai para o Espírito sofredor os Espíritos melhores que vêm esclarecê-lo, consolá-lo e dar-lhe esperanças (LE, 664).

http://www.espirito.org.br/portal/palestras/diversos/a-prece.html

quarta-feira

DIVALDO FRANCO AO VIVO

www.radiofraternidade.com.br



DIVALDO FRANCO AO VIVO dia 06/07, às 19h30 aqui na Web Rádio Fraternidade.



Rádio Fraternidade transmite ao vivo, Divaldo Franco desde Aracaju (SE), dia 06/7, 19h30

A Web Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br) transmite no próximo dia 6 de julho (quarta-feira), a partir das 19h30 (Brasília), a palestra de Divaldo Franco na cidade Aracaju (SE). O evento faz parte das comemorações dos 60 anos de existência o Centro Espírita Casa da Fraternidade naquela cidade.

terça-feira

Heroi

Não almeje ser um herói, seja apenas um ser humano simples acessível e fraterno. Os títulos só têm significado na Terra. Quantos irmãos viveram a custa da chamada nobreza sendo que a verdadeira é a do Espírito. Seja nobre ao silenciar a boa realização, evite alarde, faça a ponte que auxilia, dê ideias e participe, você não necessita de aplauso pois eles ficam na densa camada terrena. Alimente você em Espírito na afortunada obra a Deus. Tendo Jesus como orientador e conselheiro meu irmão, nada o deterá. Siga confiante.


Amigos Obreiros do Bem

Postado por Luana Conti http://luzdepalavras.blogspot.com/2011/07/heroi.html

segunda-feira

Arte Espírita

Planeta iluminado


Queridos amigos da ABRARTE,

Quanta luz sentimos nesses dias,

Quando o amor em forma de arte

Reluziu por nós e nossos guias.

Foram dias de elos profundos

A se reforçarem na beleza

De consolar irmãos oriundos

Das trevas interiores... com certeza!



Estes, que um dia desistiram,

Frente a enormes pesadelos,

De manter a mente nobre e sã,

Após a morte surpreendê-los.

Foi a arte pura... sem dúvida!

Refazendo o seu divino papel

De ser vista, ouvida e sentida

Da terra fria aos clarões do céu.



A festa, a alegria pura expandida,

Reverberava cores no espaço,

Atingindo cada ponto de vida

A cada riso, lágrima, em cada abraço.

Então, das sombras da noite

Surpresos com a luz das almas

Vieram pedir clareza... um norte,

um pouco de ternura, leveza e calma.



Foram momentos de esperança

A delinear novos rumos de ação,

Frente a missão que avança

Da arte irradiando consolação.

Ali, tivemos aprendizados únicos

De que nossos ensaios na arte

São poderosos trabalhos mediúnicos

Silenciosos, naturais... sem alardes.



Amigos desta e de outras eras

Ligados por laços insolúveis

É dever hoje... como antes era,

Levar a boa arte a outros níveis.

Juntemos esta santa e bela força,

Por menor que agora ande e seja.

E cada um, no que desejar e possa,

Ser melhor nos valores que eleja.



Só assim, nesta escalada íntima,

Pulsando a arte em todas as órbitas,

Teremos à reforma... por mais ínfima,

Em cada eco das belezas espíritas.



Maurício Keller  - Conselho Doutrinário da Abrarte      Goiânia, 29/06/2011

PALESTRAS JULHO/2011

 Palestras de Terça-Feira Julho/2011



DATA         TEMA                                                                   PALESTRANTE


05/07       CONSTRUÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO       JESUSINHA
               
12/07      MEDIUNIDADE: UMA TAREFA DE AMOR             VALTER

                
19/07      APRENDENDO   A PERDOAR                                  LAÉRCIO


26/07      O AMOR E SUAS  DIMENSÕES                              MARIANO
         

Palestras de Sábado Julho/2011


DATA         TEMA                                                                   PALESTRANTE

02/07      A PAZ INTERIOR                                                        JUCIÉLIO


09/07      AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO            LUÍS CANUTO


30/07       RETRIBUIR O MAL COM O BEM                     SOCORRO
                                                                                             CABRAL