terça-feira

Oração de São Francisco

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.


Onde houver ódio, que eu leve o amor;

onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

onde houver discórdia, que eu leve a união;

onde houver dúvidas, que eu leve a fé;

onde houver erro, que eu leve a verdade;

onde houver desespero, que eu leve a esperança;

onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

onde houver trevas, que eu leve a luz.


Mestre, fazei com que eu procure mais

consolar do que ser consolado;

compreender do que ser compreendido;

amar que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se nasce para a vida eterna!

O ÚNICO PECADO

Será necessário que professemos o Espiritismo e creiamos nas manifestações espíritas, para termos assegurada a nossa sorte na vida futura?

Se assim fosse, seguir-se-ia que estariam deserdados todos os que não creem, os que não tiveram ensejo de esclarecer-se, o que seria absurdo. Só o bem assegura a sorte futura. Ora, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza.

- Mamãe, quero ser batizado.

- Por que, meu filho?

- Meus amiguinhos, na escola, dizem que irei para o Inferno.

Diálogos assim exprimem as dificuldades de crianças cujos pais participam de movimentos religiosos onde não há o batismo que, segundo a orientação ortodoxa, promove nossa reconciliação com Deus, após uma briga que não foi nossa.

Os culpados teriam sido Adão e Eva, expulsos do Paraíso por cometerem o pecado da desobediência. Sua culpa, como se fora infalível mácula genética, transmitir-se-ia, desde então, a todos os descendentes do mitológico casal, impedidos de uma comunhão plena com Deus até que se submetam às virtudes mágicas daquele ritual.

O batismo foi durante muitos séculos um dos instrumentos de afirmação do catolicismo, a impor como axioma um lamentável equívoco dogmático: "Fora da Igreja não há salvação".

Qualquer pessoa medianamente informada sabe que semelhante concepção teológica é uma aberração, porquanto bilhões de seres humanos têm transitado pela Terra, ao longo dos séculos, sem nenhuma notícia a respeito do assunto, sem nenhum esclarecimento quanto às supostas propriedades redentoras da pia batismal.
Nada disso encontra respaldo nas lições de Jesus, que ensinava: "A cada um segundo suas obras" (Mateus, 16:27), estabelecendo o princípio da responsabilidade individual.


Não nos pedirão contas, na Espiritualidade, da religião que professamos, e muito menos dos rituais a que nos submetemos. Pesará, na avaliação de nossa existência, apenas o conteúdo de nossas ações, considerando-se que tanto mais se exigirá quanto mais ampla a nossa noção do bem e do mal, do certo e do errado, do que devemos ou não fazer...

A pretensão de deter o monopólio da verdade e o endereço da salvação caracterizam as religiões de um modo geral, originando preconceitos execráveis e absurdas discriminações que não raro desembocam em lutas fratricidas, como se o objetivo da religião fosse a guerra, não a paz; a discórdia, não o entendimento; o ódio, não o amor.

Maomé, o fundador do Islamismo, encarna bem essa tendência, estabelecendo que os adeptos de outras religiões, deviam ser convertidos ou eliminados, na aplicação do terrível "crê ou morre". Ainda hoje, muçulmanos exaltados defendem uma revolução islâmica armada, uma guerra sem tréguas aos "infiéis".


Os reis cristãos da Europa medieval não fizeram por menos, disparando as famigeradas cruzadas em que, a pretexto de libertar o solo sagrado da Palestina, em poder dos árabes, converteram o Cristianismo em bandeira de guerra e a figura augusta do Cristo em inspiração da violência e da morte.

Jesus enfrentou problemas semelhantes com seus próprios compatriotas, um povo fanático que alimentava a pretensão de ter sido escolhido por Deus para elevar-se ao domínio das nações. E acabou sendo sacrificado porque pregava a revolucionária ideia de que aos olhos do Criador a importância de um homem não está em sua nacionalidade ou crença que professa, mas na quantidade de benefícios que seja capaz de prestar ao próximo.

*

O Espiritismo oferece uma visão muito objetiva a respeito destas questões, a começar pela palavra "salvação", que em seu sentido escatológico, de consequências finais, tradicionalmente sugere a absurda ideia de que há almas que se perdem, condenadas a irremissível sofrimento, o que contraria frontalmente os atributos divinos.

Sendo Onisciente - tudo sabendo do presente, passado e futuro - porque consumaria Deus a criação de um Espírito, sabendo que iria perder-se?


Como considerá-lo Onipotente, se não consegue impedir que seus filhos se percam irremediavelmente?


Infinitamente misericordioso, não deveria o Criador conceder infinitas oportunidades de reabilitação às criaturas transviadas?

Por isso, superando o abominável sectarismo que divide as religiões, Kardec desfraldou como bandeira da Doutrina Espírita um princípio universalista: "Fora da Caridade Não Há Salvação".


A Deus não importa que religião professamos. Nosso Pai espera apenas que nos comportemos como seus filhos, reconhecendo que a fraternidade (parentesco de irmãos), impõe o dever elementar de nos ajudarmos uns aos outros, sem o que jamais estaremos "salvos" de desentendimentos, brigas, violências, explorações, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a infelicidade humana.

*


Discute-se nos círculos religiosos quais os pecados mais danosos, capazes de precipitar a perdição humana. A tradição teológica chega a enumerar os "capitais": orgulho, avareza, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça.


Na verdade, só há um pecado, no sentido de transgressão, de descumprimento da vontade de Deus: a falta de amor ou, mais exatamente, o amor voltado para nós mesmos, na exaltação do egoísmo.


Tudo o mais, todos os nossos comprometimentos com o mal, nascem desse pecado original, desse amor retido, desse amor fechado em si mesmo, que nega sua própria vocação - doar-se; que contraria sua gloriosa finalidade - estabelecer a comunhão entre os filhos de Deus.

A caridade salva-nos dessa suprema contradição, ajudando-nos a libertar o amor para que o amor nos redima.



De "Um jeito de ser feliz", de Richard Simonetti

segunda-feira

6o Congresso Espírita do Piauí

Acontece de 1 a 3 de julho/2011

Para quem quiser saber um pouco mais sobre os seis conferencistas do 6º Congresso Espírita do Piauí, basta acessar o site da Federação Espírita Piauiense. Na página da FEPI consta um resumo sobre as suas atuações na área profissional e na seara espírita.


O evento é uma realização conjunta da FEPI e do Centro Espírita Mansão da Paz e acontece no Atlantic City, entre os dias 1º e 3 de julho.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na Livraria da FEPI, nos seguintes valores:

De 01 a 02 inscrições - Valor R$ 60,00 cada;

A partir de 03 inscrições - Valor R$ 40,00 cada.

Vigie

Vigie os pensamentos e observe em qual condição está o seu mundo espiritual. Todo pensamento recorrente pode ser instalado pela invigilância do Ser. Pode ser reflexo do meio e você deve educa-lo na fé solidificada e na atuação do Bem. A prece é fonte renovadora. Diariamente você deve sintonizar com Deus, ratificar o seu compromisso e reestruturar seu lado psico espiritual. Lembre-se: você vive no Planeta Terra ainda em estágio evolutivo e sofre influência de toda ordem. É comum observar irmãos em desajuste; são desanimados, já perderam o brilho da pouca fé que possuíam. É necessário identificar-se, ser conhecedor das questões espirituais não viver a margem das situações, a vida vivenciada desta forma não é produtiva na acepção do espirito. Viva-a de maneira profícua, faça valer o seu compromisso com a grandiosidade existencial.


Amigos Viajores Filhos do Universo

Postado por Luana Conti     http://luzdepalavras.blogspot.com/2011/06/vigie.html

Recado

Caríssimos

Meus queridos, não percam a oportunidade bendita deste instante de Glória que Deus vos permite pela via da Doutrina dos Espíritos Superiores aprenderem o verdadeiro sentido da vida. Vejam o quanto estavam iludidos e agora possuem a chance de acordarem e se reencontrarem com o Criador. Caso não se reciclem; jamais O encontrarão, pois, somente através da paz que só os pacíficos e fraternos podem sentir a essência de Jesus e o acolhimento Paternal de Deus, nosso Criador, nosso Pai.


Quem se recusar e continuar a negar a luz é infeliz por excelência.

Amigos Obreiros do Bem

Postado por Luana Conti       http://luzdepalavras.blogspot.com/

sexta-feira

Pais sem tempo

Sabe, meu filho, até hoje não encontrei tempo para brincar com você. Arranjei tempo para tudo, menos para vê-lo crescer. Nunca joguei dominó, xadrez ou empinei papagaio com você.


Sabe, sou muito importante. Não tenho tempo para sentar no chão com você. Não, não tenho tempo!

Certa vez você veio com o caderno da escola. Não liguei. Continuei lendo o jornal. Afinal, os problemas internacionais são mais sérios que os de minha casa.

Qual a importância de eu saber se hoje você venceu ou perdeu a corrida na escola? Amanhã, quando falar com os homens de negócio, o que eu preciso saber é a cotação da bolsa e como anda a política internacional.

São esses assuntos que me tornam importante aos olhos dos outros e que permitem que eu cresça no mundo dos negócios, sempre mais.

Nunca vi o seu boletim, nem sei qual foi a sua primeira palavra.

Você entende... Não tenho tempo.

Eu não reparo em quase nada. Minha vida é muito corrida.

Sei que você se queixa, que sente falta de uma palavra minha, de um corre-corre, de um chute na sua bola.

Sei que você sente falta do meu abraço e do meu sorriso. Mas não tenho tempo.

Você entende, sou um homem muito importante.

Preciso dar atenção a muita gente, dependo delas.

Na verdade, sou um homem sem tempo.

Sei que você fica chateado, porque as poucas vezes que conversamos, só eu falo, e a maior parte é bronca.

Quero silêncio! Quero sossego! E você tem a péssima mania de pular sobre a gente, de agarrar, querer contar tudo que lhe acontece.

Filho, não tenho tempo para abraçá-lo para ficar com papo-furado com criança.

Filho, o que você entende de comunicação, cibernética, racionalismo?

Você sabe o nome dos grandes economistas? Dos grandes investidores? Sabe quais são as ações que estão em alta? Sabe qual é o melhor investimento a ser feito?

Sabe, filho, não tenho tempo. Tenho muitos cursos a freqüentar, muitas coisas a aprender.

Mas o pior de tudo é que... Se você morrer agora, já, neste instante, eu ficaria com um peso na consciência, porque até hoje não arrumei tempo para brincar com você.

E sei que nada iria preencher o vazio que sua ausência deixaria em nossa casa. Oh, filho, por que eu não consigo arrumar tempo para estar com você?

*****************  Pensamento **********************


O mundo sente falta de homens que sejam pais. De homens que, após o dia das tarefas exaustivas, saibam ser doces e se debruçar sobre o berço do pequeno que dorme e o acariciem.

Que tenham ternura e cuidado suficientes para se erguer pela madrugada para acompanhar o filho que segue para a viagem de férias com amigos.

O mundo precisa de pais que saibam ouvir não somente os grandes empresários e o tilintar das moedas. Mas, que, se fazendo pequenos, ouçam com atenção a narrativa ofegante do garoto que chega da rua, da escola, da creche.

Esses pais formarão cidadãos nobres, homens dignos que se preocuparão com os demais, porque desde cedo aprenderam que o amor e a dedicação são peças indispensáveis para o mundo melhor que todos desejamos.
 
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. "Não tenho tempo", do livro Momentos de Luz volume 1.

Ser Util

Não menospreze o ensejo que se lhe apresenta de prestar serviço útil.

Muitas vezes, notará que não tem muita opção de trabalho,mas, com

um pouco de criatividade, e, principalmente, com uma pequena dose

de boa-vontade, vislumbrará ocasiões de ser útil em um número de pasmar.

Quebre sua rotina, e pense e aja diferente, e verá que até o modo

de olhar, sorrir e falar, pode ser uma forma de ofertar socorro efetivo

aos necessitados da vida.

O ser humano carece de ser útil, como o estômago necessita

de alimento. Não por outra razão o serviço voluntário cura doentes da

alma, criminosos inveterados e gente desnorteada, como tanto

estudos e experimentos psicológicos têm indicado. Aumentar o

número e a extensão das vezes em que se é útil, portanto, é caminho

excelente de favorecer a realização pessoal própria, assim como bemestar

e paz de consciência. O homem é um animal gregário, já afirmara

Aristóteles. Servir ao coletivo, ao social, ao próximo, de modo

consciente e deliberado, é a fina-flor da completude para um ser humano.

Ser útil não é só um dever: é uma grande oportunidade... de ser feliz.

Gustavo Henrique.

(Recebido pelo médium Benjamin Teixeira, em 1º de abril de 2001).

Medo

1. Medo é porta de entrada para toda sorte de desequilíbrio.

2. Em vez de se render às suas insinuações, seja prático, e verifique se

algo pode ser feito, no sentido de debelar-lhe os motivos; faça-o de

imediato, e, depois, tranqüilize-se.

3. Mesmo que tudo esteja no pior, aterrorizar-se só tornará as coisas

ainda mais complicadas.

4. Asserenar-se é a melhor atitude interna para propiciar a descoberta

de soluções criativas e para, com isso, reagir com inteligência,

maturidade e eficiência às problemáticas enfrentadas.

5. Quase sempre o medo é desproporcionalmente maior aos riscos reais que o inspiram.

Anacleto - Reflexão Matinal - 1



(Recebido pelo médium Benjamin Teixeira, 21 de março de 2001).

quarta-feira

Parabola do Joio e do trigo

"O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Porém, quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Pois donde vem o joio? Respondeu-lhes: Homem inimigo é quem fez isso. Os servos contianuaram: Queres, então, que vamos arrancá-lo? Não, respondeu ele; para que não suceda, que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direis aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para os queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro".




(Mateus, XIII: 24-30)



1 - CAIRBAR SCHUTEL



1 - A todos os jactos da sua luz, opõe uma sombra para obscurecê-la ou desnaturá-la. O joio está para o trigo, assim como o juízo humano está para as manifestações superiores. Uma doutrina, por mais clara e pura que seja, no mesmo momento em que é concebida do homem, suscita inimigos que a trucidam, interesseiros e interessados e manter a ignorância que a desvirtuam, revestindo-a de falsas interpretações e desnaturando completamente sua essência puríssima! São como o joio, que amesquinha, transforma, envenena e até mata o trigo!



A Doutrina de Jesus, embora de nitidez incomparável, de lógica e clareza sem igual, não podia deixar de sofrer essa malsinada "transubstanciação", que a tornou esquecida, ignorada e icompreendida das gentes. Embora resumindo-se a religião do Cristo no amor a Deus e ao próximo, no merecimento pelo trabalho, pela abnegação, pelas virtudes ativas, os sacerdotes dela fizeram um princípio de discórdia; degeneraram-se em partido religiosos que se digladiam numa luta tremenda de desamor, de ódio, de orgulho, de egoísmo, destruindo todos os princípios de fraternidade estabelecidos pelo Cristo.



Em vez da religião imaculada do filho de Maria, aparecem as religiões aparatosas de sacerdotes preconizando e mantendo cultos pagãos, exterioridades grotescas, dogmas, mistérios, milagres, exaltando o sobrenatural, escravizando a razão e a consciência das massas! Este joio já agora de milênios, e que começou a surgir por ocasião da semeadura do bom trigo, nasceu, cresceu, abafou a bendita semente porque, segundo diz a parábola, quando o Cristo falou, os homens não lhe deram atenção, mas dormiram, deixando de prestar o necessário raciocínio às suas palavras redentoras!



E como depois, pela mescla da palavra do Cristo com as exterioridades com que a revestiram, se fizesse confusão idêntica à do joio e do trigo, logo após nascerem, o senhor deliberiou esperar a ceifa, quer dizer, o fim dos tempos, que deveria apresentar o produto da sua palavra e os resultados das religiões sacerdotais, com as suas pompas, para que os ceifeiros ficassem encarregados de queimar o "joio" e recolher o "trigo" ao celeiro. É o que estamos fazendo, e estes escritos elucidativos não têm por fim elucidar a Doutrina do Cristo, que é toda luz, mas queimar com a chama sagrada da verdade, o joio malfazejo, reduzi-lo a cinzas, a fim de que o Cristianismo domine, estabelecendo no coração humano o amor a Deus e fazendo prevalecer o espírito de fraternidade, único capaz de resolver as questões sociais e estabelecer a paz no mundo.

http://www.comunidadeespirita.com.br/parabolas/PARABOLA%20DO%20JOIO.htm

FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA - FEMEU: Música: O Dom de Cantar - Pedro Leopoldo-MG

FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA - FEMEU: Música: O Dom de Cantar - Pedro Leopoldo-MG

quinta-feira

CASAMENTO

Um famoso professor encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento. Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo e que é preferível acabar com a relação quando este se apaga, em vez de se submeter à triste monotonia do matrimônio. O mestre disse que respeitava suas opiniões, mas lhes contou a seguinte história:

- Meus pais viveram 55 anos casados. Numa manhã minha mãe descia a escada para preparar o café e sofreu um enfarte. Meu pai correu até ela, levantou-a como pôde e, quase se arrastando, a levou até a caminhonete. Dirigiu a toda velocidade até o hospital mas, quando chegou, infelizmente ela já estava morta.

Durante o velório, meu pai não falou. Ficava o tempo todo olhando para o nada. Quase não chorou. Eu e meus irmãos tentamos, em vão, quebrar a nostalgia, recordando momentos engraçados.

Na hora do sepultamento, papai, já mais calmo, passou a mão sobre o caixão e falou com sentida emoção:

- "Meus filhos, foram 55 bons anos... Ninguém pode falar do amor verdadeiro se não tem ideia do que é compartilhar a vida com alguém por tanto tempo" .

Fez uma pausa, enxugou as lágrimas e continuou :

- "Ela e eu tivemos juntos muitas crises. Mudei de emprego, renovamos toda a mobília quando vendemos a casa e mudamos de cidade. Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluírem a faculdade, choramos um ao lado do outro quando entes queridos partiam.

Oramos juntos na sala de espera de alguns hospitais, nos apoiamos na hora da dor, trocamos abraços em cada Natal, e perdoamos nossos erros...

Filhos, agora ela se foi e eu estou contente. E vocês sabem por quê? Porque ela se foi antes de mim e não teve que viver a agonia e a dor de me enterrar, de ficar só, depois da minha partida. Sou eu que vou passar por essa situação, e agradeço a Deus por isso. Eu a amo tanto que não gostaria que sofresse assim..."

Quando meu pai terminou de falar, meus irmãos e eu estávamos com os rostos cobertos de lágrimas. Nós o abraçamos e ele nos consolava, dizendo : - "Está tudo bem, meus filhos, podemos ir para casa."

E, por fim, o professor concluiu: - "Naquele dia entendi o que é o verdadeiro amor. Está muito além do romantismo, e não tem muito a ver com erotismo, mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam duas pessoas realmente comprometidas."

Quando o mestre terminou de falar, os jovens universitários não puderam argumentar, pois esse tipo de amor era algo que não conheciam.

O verdadeiro AMOR se revela no pequenos gestos, no dia-a-dia e por todos os dias.

O verdadeiro AMOR não é egoísta, nem é presunçoso, nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada.


"QUEM CAMINHA SOZINHO PODE ATÉ CHEGAR MAIS RÁPIDO, MAS AQUELE QUE VAI ACOMPANHADO, COM CERTEZA CHEGARÁ MAIS LONGE."

Vivência a dois é evoluçao espiritual, é união, é crise, é bom, mas tambem é ruim, mas acima de tudo é o verdadeiro amor. Com a ajuda do mestre Jesus ficamos fortes e podemos enfrentar tudo.

quarta-feira

II ENCONTRO DOS CENTROS ESPÍRITAS DA REGIÃO NORTE DE TERESINA

DIA: 23/06/2011

HORA: 08h30 às 11h30

14h30 às 17h30

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA PAULO DE TARSO



PROGRAMAÇÃO OFICINAS:



• A importância do Atendimento Fraterno para o trabalhador espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 08h30 às 11h30.



• Passe – Uma Abordagem de Reciclagem:

- Público alvo: Aplicadores de Passe;

- Horário: das 08h30 às 11h30.



• Gestão na Casa Espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 14h30 às 17h30.



• Como Manter o Jovem na Casa Espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 14h30 às 17h30.



OBS: Será fornecida quentinha no valor de R$ 6,00

PROJETO RAIO DE LUZ‏

CONVITE CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES DO PROJETO RAIO DE LUZ‏


Programação da CAPACITAÇÃO PARA TRABAHADORES QUE DESEJAM TRABALHAR COM DEPENDENTES DE DROGAS. Acontecerá domingo (19/06) na FEPI, conforme informações que seguem :

A Federação Espírita Piauiense convida para capacitação dos trabalhadores voluntários do Projeto Raio de Luz no dia 19.06.11 (domingo) na FEPI, conforme programação anexa.


2 – Solicitamos a indicação de pelo menos (05) cinco pessoas para participarem das

atividades programadas.


3 - Informamos que o Centro Espírita Felinto Martins oferecerá o almoço (feijoada) no preço simbólico de R$ 5,00, para os participantes da capacitação.


4 – Confirme-nos a presença dos trabalhadores voluntários, indicando os nomes e inscrições para o almoço.


5 – Contamos com a presença de todas as Casas Espíritas nessa ação de enfrentamento ao uso das drogas.


Rosa Maria Araujo


PROGRAMAÇÃO


Local: Federação Espírita Piauiense – FEPI

Data: 19/06/11 – Domingo

Horário: das 08:00h às 17:00h.

Público de Interesse: Trabalhadores das Casas Espíritas e outros Voluntários.


08:00h – Entrega de pastas e crachás


08:30h – Mensagem

- Prece Inicial

- Apresentação de Vídeo


09:00h –“O Crack e outras Drogas: Efeitos e Conseqüências no Corpo Físico”.

- Expositor: Célio Barbosa- Coordenador Geral da Fazenda da Paz.


10:00h – “Cidadania, Direitos e Deveres da Criança, do adolescente e do jovem”.

- Expositor: Luciana Evangelista.– Gerente de Proteção Social e Especial de Alta Complexidade.


11:00h –“Efeitos e Conseqüências do Crack e outras Drogas no Corpo Espiritual”.

- Expositora: Raquel Fortes Vilarinho –Centro Espírita Fabiano de Cristo – PI



12:00h – Almoço (Feijoada a preço simbólico de R$ 5,00)


14:00h – Oficinas:


1-Terapia Ocupacional:


1.1– Artes Visuais: Pintura em tecido e tela.

Responsáveis – Ribamar Jr.


1.2–Origami: dobradura em papel.

Responsáveis – Grécia e Guana


1.3– Reciclagem

Responsável – Adrimara.


2 – Atendimento Fraterno


Responsável – Gracelcia e Aldenora Alencar


16:00h – Apresentação da oficinas.

17:00h - Encerramento


Federação Espírita Piauiense

Rua Olavo Bilac, 1394 - Centro

CEP 64001-280 - Teresina/PI

Tel/fax: (86) 3221-2500

terça-feira

Apelo




Jesus! Mestre e Senhor Nosso! Abençoa-nos o anseio de servir-te!

...Mestre, compreendemos as dificuldades com que somos defrontados no caminho a percorrer!

...Auxilia-nos a reconhecer que os obstáculos nascem habitualmente de nós mesmos.

... E abraçando os deveres do auto-aperfeiçoamento, diante de teus ensinos, ampara-nos o propósito de educar-nos para que te possamos corresponder à bondade e à misericórdia infinitas.

... Induze-nos a encontrar nos irmãos de experiência do dia-a-dia a oportunidade de trabalhar em teu nome.

... dá que sejamos a compreensão à frente da discórdia; a esperança diante da amargura; a alegria perante a dor, e a fé no campo incendiado do desespero.

Senhor!

Reúne-nos, de novo, em teu Evangelho de Amor e Luz, para que nos sintamos efetivamente mais irmãos uns dos outros.

...não permitas que a desunião nos destrua a edificação da benção em que nos encontramos, e apóia-nos para que o presente se nos converta em posição de serviço para o levantamento da vida melhor.

--- Clareia-nos a palavra para que a nossa palavra abençoe e alivie, eduque e eleve!... E recebe, por misericórdia, as nossas mãos para que elas não se afastem da lavoura que nos deste a cultivar para a colheita do Bem Eterno!

Senhor!

Acolhe-nos a todos, cada qual de nós na tarefa que fomos chamados a cumprir em tua infinita misericórdia e que a Tua Vontade se faça em nós e por nós, junto de nós e em favor de nós, onde estivermos, hoje e sempre.

Pelo espírito Bezerra de Menezes psicografado por Francisco C. Xavier


www.abrigobezmenezes.org.br

Diferenças entre o espiritismo e a umbanda

Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.

Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.

Vejamos as opiniões concordantes:



A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.

A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.

Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.

A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.

Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.

Vejamos os pontos discordantes:



O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.

O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.

O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.

O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.

O Espiritismo rege-se por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec; A Umbanda NÃO se rege pela doutrina codificada por Allan Kardec.

O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.

A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.

Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.

Fonte:

AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.

PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.

Texto extraído do site do Centro Espírita Ismael: http://www.ceismael.com.br/tema/umbanda-e-espiritismo.htm

quinta-feira

Doutrina Espirita

Não se deve constranger ninguém a aceitar nossa Doutrina



O problema não é de ensinar ou não ensinar o Espiritismo, mas sim da excelência do ensino cultural e a educação que se deve dar à juventude e à infância.


Não devemos repetir o erro que cometeu a Igreja Católica, que tentou impor odiosamente seus postulados e em nada melhorou a Humanidade.


Não podemos profissionalizar o ensino da Doutrina e não será justo exigir do professor espírita, que lecione matéria curricular sem ganhar e, se receber, estará profissionalizando o ensino da Doutrina. O ensino da Doutrina é no Centro, nos trabalhos de evangelização.


O Instituto é para educar e ensinar com honradez e dignidade, dando exemplo de lisura no cumprimento do dever de ensinar.


Devemos melhorar as condições culturais do Educandário, a fim de que ele seja conceituado pelo valor do ensino e pela conduta exemplar espírita...


O Ginásio espírita será conhecido não porque ensina Espiritismo, mas pela qualidade excelente do ensino que oferece aos alunos espíritas ou não.


Imaginem o resultado de maus exemplos dados por professores espíritas, que ensinam Espiritismo a alunos que não são espíritas e especialmente aos espíritas.


Que os pais espíritas levem seus filhos aos Centros, pois lá é que devem aprender Espiritismo.


No currículo escolar por enquanto não é lógico e nem aplicável o ensino da Doutrina, pois nem sequer possuímos um sistema uniforme para o ensino doutrinário.


Não devemos ser mais intolerantes que os católicos, devemos agir com equilíbrio e bom senso.


É preferível que o Espiritismo soe bem aos ouvidos dos jovens estudantes não espíritas pela atitude correta dos professores espíritas e pelo valor do ensino que ministrem, do que assumindo uma atitude antipática que nos situe como intolerantes.


Na hora grave que o Brasil atravessa, deve sobressair o esforço cultural do Instituto, procurando contribuir para o bom ensino e educação da juventude.

Excerto da mensagem recebida pelo médium Divaldo P. Franco, ditada pelo Espírito Lins de Vasconcellos, em Curitiba, no dia 26 de novembro de 1968.


Em 28.12.2010.
http://www.divaldofranco.com/mensagens.php?not=211

II ENCONTRO DOS CENTROS ESPÍRITAS DA REGIÃO NORTE DE TERESINA

DIA: 23/06/2011   - HORA: 08h30 às 11h30  -  14h30 às 17h30

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA PAULO DE TARSO


                              PROGRAMAÇÃO OFICINAS:


• A importância do Atendimento Fraterno para o trabalhador espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 08h30 às 11h30.



• Passe – Uma Abordagem de Reciclagem:

- Público alvo: Aplicadores de Passe;

- Horário: das 08h30 às 11h30.



• Gestão na Casa Espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 14h30 às 17h30.


• Como Manter o Jovem na Casa Espírita:

- Público alvo: Trabalhadores Espíritas e Estudantes do ESDE;

- Horário: das 14h30 às 17h30.


OBS: Será fornecida quentinha no valor de R$ 6,00.

Palestra Cesar Rocha

MINISTRARÁ PALESTRA EM TERESINA-PI NAS SEGUINTES DATAS:


- DIA 10 DE JUNHO.....NO AUDITÓRIO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PIAUIENSE......SEMINÁRIO DA FAMÍLIA.....AS 19 HS.....TEMA..." OS CONFLITOS NA FAMÍLIA. COMO AGIR? "....

- DIA 11 DE JUNHO.....CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA DO MOCAMBINHO....DAS 9 AS 11 HS.....BATE-PAPO COM OS PAIS.....TEMA..." A FAMÍLIA E AS DROGAS " ( JUNTO COM JOSÉ LUCIMAR - PI, ZITA VILAR -PI E DALVA SILVA SOUZA - ES )


- DIA 11 DE JUNHO....SALÃO DO LIVRO DO PIAUI - SALIPI......TEATRO 4 DE SETEMBRO.....DAS 15 AS 17 HS......DALVA SILVA SOUZA ABORDA O TEMA....." O AMOR VENCE AS DROGAS " E, EM SEGUIDA, APRESENTO O TEMA..."


" SUICÍDIO - SOLUÇÃO INSOLVÁVEL;


- DIA 12 DE JUNHO.....AUDITÓRIO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PIAUIENSE.....DAS 9 AS 11 HS......PINGA-FOGO COM OS JOVENS...TEMA " VALORIZAÇÃO DA VIDA: ABORTO NÃO! DROGAS NÃO! ( PARTICIPANTES DA MESA....CESAR ROCHA...DALVA SOUZA...MARCOS DAVID....ZITA VILAR )


- AS 18 HS DO DIA 12 DE JUNHO NO AUDITÓRIO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PIAUIENSE , ENCERRADO O SEMINÁRIO, NOSSA AMIGA DALVA SOUZA ( ES) ENCERRARÁ O SEMINÁRIO APRESETANDO A PALESTRA...." TRANSTORNOS CONTEMPORÂNEOS : TOXICOMANIA E VIOLÊNCIA "


CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS !!!

quarta-feira

Livro gratis

Livro Leon Denis no Invisivel

Slide Consciencia de cada um http://www.sendspace.com/file/kssn65

Donwload gratuitos livros

http://www.sendspace.com/file/arvrip - Aos pes do mestre

http://www.sendspace.com/file/c6sbea - Estudo do Passe - Jacob Melo

Melindres

Não permita que susceptibilidades lhe conturbem o coração.

Dê aos outros a liberdade de pensar, tanto quanto

você é livre para pensar como deseja.

Cada pessoa vê os problemas da vida em ângulo diferente.

Muitas vezes, uma opinião diversa da sua pode ser de grande auxílio

em sua experiência ou negócio, se você se dispuser a estudá-la.

Melindres arrasam as melhores plantações de amizade.

Quem reclama agrava as dificuldades.

Não cultive ressentimentos.

Melindrar-se é um modo de perder as melhores situações.

Não se aborreça, coopere.

Quem vive de se ferir acaba na condição de espinheiro.


Francisco Cândido Xavier
http://www.gotasdeamoreluz.com.br/paginas/melindres.htm

terça-feira

A ÁGUA FLUÍDA

"Se desejas o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de teus problemas orgânicos ou dos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina, à frente de tuas orações, espera e confia..."



Reflexão em torno dos benefícios da oração e da água fluidificada:

Emmanuel

“E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria por ser meu discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum, perderá o seu galardão”. Jesus (Mateus, 10:42)


Meu amigo, quando Jesus se referiu à benção do copo de água fria, em seu nome, não apenas se reportava à compaixão rotineira que sacia a sede comum.

Detinha-se o Mestre no exame de valores espirituais mais profundos.

A água é dos corpos o mais simples e receptivo da terra. É como que a base pura, em que a medicação do Céu pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais.

A prece intercessória e o pensamento de bondade representam irradiações de nossas melhores energias.

A criatura que ora ou medita exterioriza poderes, emanações e fluidos que, por enquanto, escapam à análise da inteligência vulgar e a linfa potável recebe a influência, de modo claro, condensando linhas de força magnética e princípios elétricos, que aliviam e sustentam, ajudam e curam.

A fonte que procede do coração da Terra e a rogativa que flui no imo d’alma, quando se unem na difusão do bem, operam milagres.

O Espírito que se eleva na direção do céu é antena viva, captando potências da natureza superior, podendo distribuí-las em benefício de todos os que lhe seguem a marcha.

Ninguém existe órfão de semelhante amparo. Para auxiliar a outrem e a si mesmo, bastam a boa vontade e a confiança positiva.

Reconheçamos, pois, que o Mestre, quando se referiu à água simples, doada em nome da sua memória, reportava-se ao valor real da providência, em benefício da carne e do espírito, sempre que estacionem através de zonas enfermiças. Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de teus problemas orgânicos ou dos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina, à frente de tuas orações, espera e confia. O orvalho do Plano Divino magnetizará o liquido, com raios de amor, em forma de bênção, e estarás, então, consagrando o sublime ensinamento do copo de água pura, abençoado nos Céus.


(Do livro "Segue-me!...", pelo Espírito Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)


http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

segunda-feira

AMOR INGÊNUO

Seria, das ilusões, a pior, imaginar que se tenha conquistado o amor, mesmo nos seus mais insignificantes matizes. A conquista do amor se constitui em tarefa diária, cujo limiar se perde na imensidão da eternidade. Mas, se estivermos conscientes, de todos os caminhos nos levam a amar - temos que nos abrir para conquistá-lo. Não podemos nos esconder de quem, realmente, somos, também, do tenro estágio evolutivo que nos encontramos - mas devemos nos reconhecer como meros candidatos à feliz conquista. Não há no mundo quem não ouça a voz da consciência a verberar nos recôndidos da alma o exercício do bem que ainda, não possuímos. Somos seres transitando para humanidade, em luta num campo de batalha ao pouco ou quase nada conhecemos - nós mesmos. Ao desenvolvemos a filosofia materialista determinista, o positivismo e a dualidade - nos separamos de Deus e da nossa consciência, numa viagem de difícil revés. Eis o momento da história humana em que o "ego" tomou assento no altar das nossas vidas, dirigindo nossos pensamentos e ações, na satisfação das nossas ilusões materialistas. Desejamos tudo o que o mundo com a sua tecnologia moderna pode nos ofertar, para a nossa satisfação pessoal. Mas depois de conseguirmos todas as "coisas" - eis que ainda resta uma pecha a ser preenchida - não somos felizes. O que nos falta? onde ou aonde podemos encontrar? Surge, nesse momento, os conflitos de todas as ordens. As mentes condicionadas ao raciocínio lógico, ao materialismo e ao dualismo, colapsam, inrrompendo injunções psicopatológicas, cujos efeitos não raro, desaguam com a depressão e os desequlibrios somáticos. Estamos direcionando nossa energia estruturante para o foco errado, se não alcançamos o fator felicidade e equilíbrio nas "coisas" do mundo - é porque ele somente pode está num lugar - dentro de nós, nas nossas consciências. A infelicidade dos homens, portanto, não encontra a sua gênese, exclusivamente, na falta de coisas ou pessoas, não é o que as pessoas fazem ou deixam de fazer, consoante as nossas pescpectivas, que nos tornam infelizes - mas, sim, a falta do reencontro com nós mesmos - essa forca catalisadora do perdão, do autoperdão, da compaixão, da humildade, da caridade e do único e verdadeiro amor para conosco e para com o próximo.

Claudio Ribeiro - Fraternidade Espirita Caminhando com Jesus

“FLUXO” – Processo de Conexão

No processo criativo de elaboração e execução de todo e qualquer projeto – abra-se à intuição. O raciocínio lógico está intimamente ligado as ciências exatas, tal como a matemática. Por isso, exige que se percorra o caminho da comprovação eliminando-se premissas improváveis por intermédio do julgamento subjetivo. Nesse contexto, se torna premente no processo criativo o afastamento das suas informações pessoais (mente lógica) – para que se ingresse no “FLUXO e receba informações de mentes multidimensionais.

Deve-se emitir vibrações, representativas, para o universo daquilo que se deseja. Tais representações devem ser imantadas pelo veículo da prece. Antes deve-se despojar de todos de preconceitos e julgamentos, abrindo espaço para a mente intuitiva. Isso porque a oração deve ser arquitetada em “intenção”daquilo que se deseja, ou seja, dá-se conhecimento ao universo do propósito posto em prática.

À guisa de exemplo: “Deus, te dou conhecimento que estou levando a cabo este trabalho (especificar com clareza). Estou enviando esse aviso para aqueles que comungam do mesmo ideal e desejam participar da obra. Esta construção é em prol do desenvolvimento da humanidade e minha intenção é que os interessados venham até a mim (especificar as necessidades), pois estarei aberto a novas idéias.”

A fé (confiança) é a chave absoluta para se lavar a cabo o desiderato. Mas, observe, que ao movimentar as energias do universo – assumi-se, concomitante, um compromisso inquebrantável com os seres celestiais e com aqueles encarnados e desencarnados que necessitam do trabalho.

Lembre-se, você é parte mais importante desse compromisso – por isso, antes de tudo estará assumindo responsabilidade com quem você é. Todo trabalho, mormente os que envolvem a espiritualidade, trata-se, antes de tudo, de uma verdadeira iniciação em si mesmo. Emoções desarticuladas, bloqueios, insegurança, problemas pessoais – tudo CONSPIARÁ CONTRA.

Trata-se de um verdadeiro tratamento psíquico-espiritual orquestrado pelo universo. Dê ouvidos a isso – afaste-se da mente lógica, anele-se à intuição, procure contato com a natureza, deite-se no chão, converse com as árvores e animais – eles podem ter um recado que pode ser dado por meio de símbolos e sonhos.

Projete um trabalho de desapego, inclusive daquilo que você acredita ser o certo – a verdade. Não se assuste com o que vai descobrir – caminhe firme, forte e consciente – rumo a ativação de códigos da consciência, adormecidos pelas injunções atávicas dos processos de automatismo do comportamento psicológico.

O cérebro funciona como um projetor holográfico. Antes de dormir plasme na mente aquilo que deseja e está sendo trabalhado. Faça um exercício lúdico – troque imagens, cores, sinta-se dentro daquilo que deseja, toque-o, sinta o cheiro. Muitas informações lhe serão dadas por sonhos – é o início da concretização da existência física do projeto pensado.

A realidade depende do observador. A verdade e a beleza de hoje, poderá não ser a mesma amanhã; assim como, o sofrimento e o mal, de hoje, escondem o luz do amanhã. A realidade portanto, são interpretações a serem escolhidas. Jamais menospreze os sonhos – eles são uma fatia da realidade que encontram ressonância no inconsciente individual e coletivo.

Não procure ordem nas coisa e fatos e nem tente estabelecer uma – apenas deixe-se guiar pelo universo – pela intuição. Tudo no universo desde BIG-BANG, tende a uma certa desordem, explicada pela 2ª lei da Termodinâmica. Todavia essa desordem (vislumbrada pela mente lógica e tomada como realidade) - é apenas aparente. Por trás do processo entrópico existe uma inteligência suprema que definiu leis universais que dão ordem a tudo. Então, as vezes, o que parece desordem pode ser uma ilusão projetada para desviá-lo do caminho.

Dessa forma, o que vai fazer você pensar que tudo está indo mal, em franca desordem, é sua mente lógica. Ela está ligada a matemática (2+2=4). Com a mente intuitiva o padrão é outro – há de se acreditar e ponto. Ter confiança, lembra! Sobremaneira naquilo que não se vê, mas se pode sentir. Veja, toda desordem tem por trás leis absolutas e universais que lhe atribui ordem – tais leis provêm de uma inteligência suprema que não podemos tocar, ver ou medir – mas sabemos que ela existe, porque podemos senti-la.

O que são os obstáculos? Você já empreendeu alguma coisa na vida sem obstáculos? São a força do aprendizado. Você é testado inúmeras vezes, na sua capacidade de observar a simbologia do universo por meio de mensagens vivas “inteligentes” – que apontam a ordem e o tempo da mudança de direção.

De repente tudo se encaixa... Quando você se questiona: “não posso fazer”; “é hora de parar”; “não sei como fazer”. É sinal de que tudo ESTÁ INDO BEM... energias estão sendo canalizadas. Experimente modificar a maneira de fazer e verá que tudo se tornará mais fácil.

Você está descobrindo a si mesmo. A essa altura, a consciência ativada nos seus pontos adormecidos, elevou a freqüência vibratória do campo Magnético do seus corpos material e espiritual – desobstruindo o canal para o “FLUXO”. Sabe porque você não fez o trabalho antes? Não tinha confiança em si mesmo, sequer gostava de você mesmo. Deve-se ir as camadas mais profundas do eu e liberta-se do ódio e do ressentimento contra si mesmo – libertar-se dos comportamentos inadequados.

Agora você aprendeu a confiar em você, a se amar – você abriu seu coração à outras dimensões e está apto a atrair tudo aquilo que vibra na mesma freqüência – você entrou no “FLUXO” multidimensional. Mas somente receberá mais intuições na medida em que acredita e põe em prática as que já recebeu. Confiança!!!

Você já é capaz de identificar aonde reside a força concretizadora? Você precisa estabelecer firme, fervorosa “INTENÇÃO CLARA”. Deve agir como de já fosse... e ir recebendo intuições sem parar – num fluxo contínuo. Tudo que tem a fazer é confiar – assim estará trabalhando com auxílio de mentes extrafisicas. Existe uma linha de ligação direta com outra mentes no imenso mundo das “sincronicidades”. Elas proporcionam encontros e ocorrências de modo a estabelecer o que se deseja. Pessoas e oportunidades surgem de todas as direções – quando se está no “FLUXO”.

Por: Cláudio Ribeiro -  Fraternidade Espirita Caminhando Com Jesus - 18/05/2011.

sábado

PALESTRAS JUNHO/2011

=======================================
         TERÇA-FEIRA - JUNHO/2011
=======================================

07/06  OBSESSÃO: FLAGELO INVISÍVEL YERECÊ (C.E. NOSSO LAR)


14/06   LEI DE AÇÃO E REAÇÃO SOUSA (C.E. LAR DE JESUS)


21/06   A PRECE:IMPORTÂNCIA, EFICÁCIA E AÇÃO JUCY
(CAMINHANDO C/JESUS)


28/06  OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO ELIANE (C.E. NOSSO LAR)


===========================================
             SABADO - JUNHO/2011
===========================================

04/06    BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS ANA LÚCIA (C.E. CRISTO DE DEUS)

11/06    OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO SOCORRO COSTA (F.E. CAMINHADO COM JESUS)


18/06     A CÓLERA MIGUEL (C.E PONTO DE LUZ)


25/06     PERDOAI, PARA QUE DEUS VOS PERDOE SOCORRO CABRAL (F.E. CAMINHANDO COM JESUS)

sexta-feira

A EFICÁCIA DA PRECE

A prece é poderoso recurso. Todo viajor deve dispor de uma parte do seu dia para comunicar-se com o Pai, ouvir através da consciência os amigos espirituais que trabalham incessantemente por você. Há irmãos que dispensam tal recurso e vivem à sombra. O acesso aos corações endurecidos dos opositores da luz é facilmente manipulado levando o Ser a ter reações estranhas. Ver só o lado pessimista e não ir além, obstrue-lhe a capacidade de reflexão tornando-o escravo de si. Negar a existência da luz é não reconhecer a Deus é se achar filho do acaso, e estar no orbe apenas para se divertir e usufruir, eis um legado a si próprio criado pelo Ser invigilante. O Bem exige esforço e conduta de ética. Você deve ser o mesmo na vida social e pessoal e não representar o papel onde as máscaras sociais confrontam-se diariamente trocando falsas gentilezas e interiormente o antagonismo exacerbado deixando a psicosfera pronta às entidades malfeitoras, cenário ideal para que seres se arrastem pela existência e despertem do outro lado da vida pondo tudo a perder em longo período de sofrimento para recobrarem as vossas consciências lição básica aos viajores. Esteja vigilante não é por acaso que o orbe está confuso. O Plano Superior está atento, mas a receptividade é individual, não delegue a outrem que você não realizou por si, até os bebes são compromissados. Um novo olhar, eis a esperança caso contrário; vidas infrutíferas continuarão a desfilar pela Terra e o destino de cada um, só o Pai tem em mãos.

Amigos Viajores Educandário Nosso Lar

Ouça a Radio Fraternidade


Sua programação é ótima, acesse-a
http://www.radiofraternidade.com.br/fraternidade/

quinta-feira

NINGUÉM É SUBSTITUÍVEL !!!

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

-  Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?

Nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO , se PICASSO ERA INSTÁVEL , CAYMMI PREGUIçOSO , KENNEDY EGOCêNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Divagando o assunto, o rapaz continuava.

- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.

Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. O volto a dizer nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.

Conclusão:

PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."


"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCE É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"

É bom para refletir e se valorizar!

VENCERÁS

Não desanimes. Persiste mais um tanto.

Não cultives pessimismo. Centraliza-te no bem a fazer.

Esquece as sugestões do medo destrutivo.

Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.

Avança ainda que seja por entre lágrimas.

Trabalha constantemente. Edifica sempre.

Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.

Não te impressiones nas dificuldades.

Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia-a-dia.

Não desistas da paciência.

Não creias em realizações sem esforço.

Silêncio para a injúria Olvido para o mal.

Perdão às ofensas.

Recorda que os agressores são doentes.

Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.

Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.

Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.

Não contes vantagens nem fracassos.

Não dramatizes provações ou problemas.

Conserva o hábito da oração para quem se te faz a luz na vida intima.

Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.

Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.

Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás.

                                                                          Emmanuel

(mensagem psicografada pelo médium Francisco Candido Xavier - do livro "Astronautas do além" - edição GEEM) Fonte: http://www.spins.com.br