quinta-feira

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Tendo em vista inúmeras manifestações recebidas relacionadas com o anúncio de homenagens que se pretende prestar ao Espiritismo e a Chico Xavier no carnaval carioca, que enfoca a importância da comunicação dos homens com o mundo espiritual, a Federação Espírita Brasileira - FEB informa que tomou conhecimento desse assunto quando da sua publicação, não sendo correta a interpretação de que tenha participado de prévio entendimento.

A FEB esclarece, também, que continua empenhada em promover a difusão da Doutrina Espírita, nos moldes e na forma compatível com os seus princípios doutrinários, com seriedade, dignidade e elevação espiritual.

A FEB esclarece, finalmente, que respeita o direito de todos os que, no uso de sua liberdade de ação, agem no mesmo sentido de colocar a mensagem consoladora e esclarecedora dos ensinos espíritas ao alcance e a serviço de todas as pessoas, onde elas se encontrem, orientando, todavia, para que esse trabalho seja sempre feito preservando os seus valores éticos e doutrinários.

Brasília, 18 de fevereiro de 2011.

Assessoria de Comunicação da FEB

“Arte nobre, ativa e bela
venha de crentes ou ateus,
é sempre luz que revela
a providencia de Deus.”
Auta de Souza

quarta-feira

Terapia da oração

Recurso valioso para todo momento ou necessidade, a oração encontra-se ao alcance de quem deseja paz e realização, alterando para melhor os fatores que fomentam a vida e facultam o seu desenvolvimento.


A oração é o instrumento pelo qual a criatura fala a Deus, e a inspiração lhe chega na condição de divina resposta. Quando alguém ora, luariza a paisagem mental e inunda-se de paz, revitalizando os fulcros da energia mantenedora da vida.

A oração sincera, feita de entrega íntima a Deus, desenvolve a percepção de realidades normalmente não detectadas, que fazem parte do mundo extrafísico.

O ser material é condensação do energético, real, transitoriamente organizado em complexos celulares para o objetivo essencial da evolução. Desarticulando-se, ou sofrendo influências degenerativas, necessita de reparos nos intrincados mecanismos vibratórios, de modo a recompor-se, reequilibrar-se e manter a harmonia indispensável, para alcançar a finalidade a que se destina.

O psiquismo que ora, consegue resistências no campo de energia, que converte em forças de manutenção dos equipamentos nervosos funcionais da mente e do corpo.

A oração induz à paz e produz estabilidade emocional, geradora de saúde integral.

A mente que ora, sintoniza com as Fontes da Vida, enriquecendo-se de forças espirituais e lucidez.

Terapia valiosa, a oração atrai as energias refazentes que reajustam moléculas orgânicas no mapa do equilíbrio físico, ao tempo que dinamiza as potencialidades psíquicas e emocionais, revigorando o indivíduo.

Quando um enfermo ora, recebe valiosa transfusão de forças, que vitalizam os leucócitos para a batalha da saúde e sustentação dos campos imunológicos, restaurando-lhes as defesas.

O indivíduo é sempre o resultado dos pensamentos que elabora, que acolhe e que emite. O pessimista autodestrói-se, enquanto o otimista auto-sustenta-se. Aquele que crê nas próprias possibilidades desenvolve-as, aprimora-as e maneja-as com segurança.

Aquele outro que duvida de si mesmo e dos próprios recursos, envolvendo-se em psicosfera perturbadora, desarranja os centros de força e exaure-se, especialmente quando enfermo. Assemelha-se a uma vela acesa nas duas extremidades, que consome duplamente o combustível que sustenta a luz, até sua extinção.

A mente que se vincula à oração ilumina-se sem desprender vitalidade, antes haurindo-a, e mais expandindo a claridade que possui.

Envolvendo-se nas irradiações da oração a que se entregue, logrará o ser enriquecer-se de saúde, de alegria e paz, porquanto a oração é o interfone poderoso pelo qual ele fala a Deus, e por cujo meio, inspirado e pacificado, recebe a resposta do Pai.

Ao lado, portanto, de qualquer terapia prescrita, seja a oração a de maior significado e a mais simples de ser utilizada.
Autor: Joanna de Ângelis


Psicografia de Divaldo Franco. Livro Momentos Enriquecedores

segunda-feira

Mediunidade

Mediunidade é uma faculdade natural de toda a criatura viva; uma faculdade orgânica, por isso não depende da qualidade moral do seu possuidor. Isso faz com que haja uma grande diversidade no uso que se faz dela, existindo tanto aqueles que a utilizam para o bem, como para fins ilícitos, inclusive os comerciais.


Embora seja uma faculdade comum as todas as criaturas, em algumas pessoas ela é mais ostensiva, mais visível, chegando a produzir fenômenos de psicografia (escrita ditada por um espírito); de psicofonia (comunicação do espírito através do médium); de vidência e clarividência (visão de entidades espirituais ou do mundo espiritual); de efeitos físicos (produção de fenômenos materiais como: ruídos, voz direta, movimento de objetos etc.), de audiência e clariaudiência (ouvir vozes que vem do âmago do ser: às vezes muito clara), dentro outros tipos de mediunidade.

Então, a mediunidade é um canal, podemos assim dizer, um canal psíquico que todos possuem e que liga o espírito encarnado (nós) ao mundo invisível. É através da mediunidade que os encarnados recebem a influência (boas ou ruins) dos desencarnados, funcionando como uma ponte entre os dois planos.

Em O Livro dos Médiuns, na questão 226, somos alertados que "todas as nossas faculdades são favores que devemos agradecer a Deus, pois há criaturas que não as possuem. Podias perguntar por que Deus concede boa visão a malfeitores, destreza aos larápios, eloquência aos que só a utilizam para o mal. Acontece o mesmo com a mediunidade. Criaturas indignas a possuem porque dela necessitam mais do que as outras, para se melhorarem".

Kardec, portanto, chamou de médiuns as pessoas que ostensivamente sentem a presença de Espíritos e que é ponte entre o mundo visível e o mundo invisível.

A mediunidade independe de religião, apenas a nomenclatura muda (dom de falar línguas estranhas; receber o Espírito Santo); existe desde os tempos imemoriais.

Outro aspecto a considerar: a mediunidade não é doença, não causa sofrimento ou desajustes, embora, por ignorância, ou seja, falta de conhecimento do assunto, e também por falta de cuidados na vida no plano material (desregramentos), sofrem ou adoecem. Ninguém é obrigado a desenvolver (praticar) a sua mediunidade, mas ao menos esforçar-se para sua melhoria moral, procurando libertar-se dos vícios mais grosseiros (cigarro, bebida e drogas).

A prática da mediunidade deve ser orientada pelos estudos; assim todo cuidado é pouco, porque os Espíritos desencarnados são almas de homens que já viveram na Terra e como aqui vemos uns enganando outros, eles não mudaram porque desencaram e podem ser portadores dos defeitos e qualidades que tinham quando viviam entre nós. Assim, devemos analisar cada comunicação dada pelos Espíritos, impreterivelmente.

Kardec, em O Livro dos Médiuns nos chama atenção que os bons espíritos trazem mensagens edificantes e com algum fim útil e querem sempre o bem da humanidade. Os atrasados ou maus podem nos enganar com belas, podendo tomar emprestado nomes de pessoas conhecidas ou Espíritos iluminados para nos impressionar. É preciso estarmos atentos.

É importante ainda chamar atenção para reuniões mediúnicas em casa. A nossa mensagem também trata desse tema.

É aconselhável que se evite reuniões em residências, o Centro Espírita é o local mais indicado por ter seu ambiente preparado para tal procedimento; por ser uma escola de almas e também um hospital àqueles que estão em sofrimento. As manifestações espíritas devem ser feitas com reserva, não é espetáculo, pois o objetivo maior é auxiliar aos que sofrem e evangelizar os de corações endurecidos.
Mediunidade é coisa muito séria, e não torna ninguém melhor ou pior que o outro. E finalizamos com Karce, “a mediunidade exige, pois, um estudo sério da parte de quem quer que veja no Espiritismo uma coisa séria. À medida que as molas desta faculdade forem melhor conhecidas, estaremos menos expostos a decepções, porque se saberá o que ela pode dar e em que condições poderá fazê-lo. E, quanto mais houver pessoas esclarecidas sobre este ponto, haverá menos vítimas do charlatanismo.”
Muita luz!
Autora: Maria Rosangela Santos
(Sociedade Espírita Joanna de Ângelis - Paulo Afonso, Bahia)

quinta-feira

TRANSIÇÃO PLANETARIA

Dirigindo-se aos espíritas, assim se expressou o Dr. Bezerra de Menezes em mensagem transmitida, em 26 de agosto de 2010, pelo médium Divaldo Pereira Franco no Grupo Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro:


“Estes são os dias graves do Senhor! É necessário que as criaturas humanas abramo-nos ao Evangelho Restaurado e nos permitamos ser instrumentos do Condutor de Vidas, para que possamos aplainar os caminhos que a sua misericórdia vem percorrer. Espíritas! Assumistes um compromisso antes do berço...”

E a mensagem prossegue, falando de luta e fidelidade no esforço de implantação da Era Nova, sempre, a partir da ação pessoal na vivência do bem. Nela, o Dr. Bezerra informa ainda que a grande transição, anunciada por Jesus no Sermão Profético e mais recentemente estudada na Doutrina Espírita como a passagem da Terra da condição de mundo de expiação e provas para mundo de regeneração, está iniciada e é irreversível.

O dedicado trabalhador espiritual Manoel Philomeno de Miranda que, pela mediunidade de Divaldo Franco, já nos ofereceu obras de grande interesse, abordando, principalmente, a grave problemática da obsessão, vem, agora, em seu mais recente trabalho, focalizar a grande transição que ora vivenciamos.

O título, “Transição Planetária”, sintetiza perfeitamente o conteúdo da obra na qual o autor descreve três tarefas de que lhe foi dado participar integrando equipes de servidores desencarnados: o socorro às vítimas do grande tsunami de 2004, a colaboração no processo reencarnatório de numeroso contingente de espíritos oriundos de outra estrela de nossa galáxia e o combate à ação de obsessores cruéis, que há séculos, se empenham na propagação do mal na Terra.

No dia 26 de dezembro de 2004, a humanidade foi surpreendida pelo tsunami que atingiu vários países banhados pelo Oceano Índico, levando destruição e morte a centenas de cidades e povoados daquela região. Nos dias subsequentes, as imagens da televisão mostravam o imenso sofrimento que atingiu aquelas populações, elevando-se a quase 300.000 o número de mortos.

Manoel Philomeno informa que a espiritualidade já tinha conhecimento do fato, preparando, antecipadamente, extensa instalação espiritual sobre uma das áreas mais afetadas para onde foram recolhidos milhares de desencarnados e de onde partiam as caravanas socorristas para o atendimento às vítimas da grande tragédia.

A narrativa apresenta diversos aspectos desse trabalho, mostrando ainda que o bem legítimo paira acima de divisões nacionais ou religiosas, pois a equipe de que ele fazia parte era integrada também por um judeu, um sacerdote católico, um mulçumano e mais duas pessoas de formação anglicana, cabendo a uma delas, que fora médico quando na Terra, a direção do grupo, pela elevação que o caracterizava e que se evidencia, apesar de sua simplicidade, ao longo do trabalho.

Quanto aos imigrantes, provenientes da estrela Alcione, da Constelação das Pleiades, a obra esclarece que eles aqui vêm a convite de Jesus, nosso governador espiritual, para contribuírem, com sua bagagem de conhecimentos e aquisições morais, nas transformações que se operam, acrescentando o autor que juntamente com eles estão também retornando ao plano material diversos profetas e benfeitores do passado que voltam a envergar a indumentária carnal para, como fizeram em outras épocas, acelerar o progresso humano.

É interessantíssima a descrição que Manoel Philomeno faz dos diálogos fraternos mantidos, pelo pensamento, com os companheiros de Alcione, os quais, em suas respostas, se utilizavam de projeções mentais acerca dos ambientes e atividades a que se reportavam.

O autor se refere ainda à colaboração de entidades especializadas em genética, fecundação e obstetrícia na reencarnação desses nobres migrantes, cuja presença em nossa humanidade se realiza consoante as condições mencionadas a esse respeito no capítulo 4 da Segunda Parte de “O Livro dos Espíritos”.

Um espaço menor é reservado, na parte final da obra, ao combate incessante à ação de líderes da obsessão, que, à frente de hostes criminosas, procuram, de forma organizada e sistemática, impedir ou anular a construção do bem na Terra.

O autor acrescenta um detalhe significativo, qual seja, o fato de muitos desses comandantes do mal serem antigos chefes religiosos que sofreram inclemente perseguição por parte dos cristãos, desencarnando cheios de ódio contra estes.

Soou a hora da grande mudança. Informados quanto ao que está ocorrendo, estamos, como espíritas, convocados à participação consciente no labor imenso que se desenvolve sob a direção amorosa de Jesus com vistas à implantação definitiva de seu Reino na Terra.

“Transição Planetária” tem 248 páginas, 14x21cm e é um lançamento da Livraria Espírita Alvorada Editora: Rua Jayme Vieira Lima, 104 – Pau da Lima – CEP 41235-000 Salvador, BA – tel/fax (71) 3409-8312, correio eletrônico leal@mansaodocaminho.com.br e página www.mansaodocaminho.com.br . Preço: R$ 30,00

FONTE: Serviço Espírita de Informação - SEI

ÁGUA FLUIDIFICADA

A água fluidificada, que, juntamente com os passes e a irradiação (transmissão de fluidos à distância, através da força mental) consiste no que denominamos de “fluidoterapia” (tratamento através do fluido).

A água fluida ou fluidificada é um recurso freqüentemente utilizado em diversas casas espíritas para complementar o tratamento através dos passes.
A água que as pessoas utilizam no estudo (culto) do evangelho no lar tem por objetivo a fluidificação da água, ou seja, sua magnetização com fluidos (energias) mais puras. Neste caso a água recebe as energias doadas pelos amigos espirituais e ajuda no equilíbrio do corpo físico e espiritual de quem ingeri-la.

A água fluidificada surgiu inicialmente com as experiências dos magnetizadores e depois passou a ser utilizada na prática espírita.

Allan Kardec, no livro A Gênese, afirma: “as mais insignificantes substâncias, como a água, por exemplo, podem adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo, ou, se quiserem, de reservatório.”

O QUE É ÁGUA FLUIDIFICADA?

A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.

QUEM FAZ A FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA?

Em geral, são os Espíritos desencarnados que, durante as sessões de fluidoterapia, fluidificam a água, mas a água pode ser magnetizada tanto pelos fluidos espirituais quanto pelos fluidos dos homens encarnados, assim como ocorre com os passes, sendo necessário, para isso, da parte do indivíduo que irá realizar a fluidificação, a realização de preces e a imposição das mãos, a fim de direcionar os fluidos para o recipiente em que se encontrar a água.

COMO É FEITA A FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA?


A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado.

A água é um ótimo condutor de força eletro-magnética e absorverá os fluidos sobre ela projetados, conserva-los-á e os transmitirá ao organismo doente, quando ingerida.

A água fluidificada expande os átomos físicos, ocasionando a entrada de átomos espirituais, ainda desconhecidos, e que servem para ajudar na cura.

PROCEDIMENTOS PARA A FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA


A pessoa deverá colocar um recipiente com água e realizar uma oração solicitando o auxílio dos Espíritos Magnetizadores. Este procedimento é simples, mas muito eficaz e necessita da fé do indivíduo.

Se a pessoa desejar, poderá também fluidificar a água, bastando direcionar suas mãos em direção ao vasilhame com água e projetar os próprios fluidos, ou ainda, captar pela prece os fluidos espirituais e projetá-los sobre a água.

Não é necessário abrir os recipientes com água para fluidificação. Para as energias radiantes a matéria não representa obstáculo, podendo, portanto, os fluidos salutares manipulados pelos Espíritos, atravessarem-na com facilidade. Os bloqueios materiais não são entraves aos Espíritos, eles podem fluidificar a água com ou sem tampa sem nenhum constrangimento. Sendo assim, não há a necessidade de se a tirar a tampa. Portanto, o frasco que contém a água a ser fluidificada tanto pode estar aberto quanto fechado. Por uma questão de higiene certamente que será muito melhor que ele esteja fechado.

AÇÃO DA ÁGUA FLUIDIFICADA NO ORGANISMO

A água é uma molécula polar composta e é facilmente absorvida no nosso organismo. Por isso e aproveitando-se de algumas de suas propriedades (tensão superficial, condutividade elétrica e susceptibilidade magnética), é usada como agente do tratamento de fluidoterapia.

Todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância (água).

A ciência denomina a água de “Líquido Vital”. Uma vez fluidificada e ingerida, a água pode provocar os seguintes efeitos:

* Inibição da formação de radicais livres, ou seja, diminuição dos processos oxidativos celulares, diminuição da taxa de produção de gás carbônico, aceleração dos processos de fagocitose, incremento na produção de linfócitos (células de defesa);

* Observa-se na membrana celular uma maior mobilidades de íons Sódio e Potássio, melhorando o processo de osmose celular, tendo um efeito rejuvenescedor no organismo. Há uma distribuição no mecanismo de transporte de vários tipos de cátions, como é o caso do cálcio;

* Efeitos sobre os hormônios receptores, ativação dos linfócitos por antígenos e várias lecitinas. O processo de polarização magnética induzida (imantação) da água no organismo produz a captura e precipitação do cálcio em excesso no meio celular;

* Reposição da energia espiritual, renovando a estrutura perispiritual.


A terapêutica com a água fluidificada traz muitos benefícios ao organismo, apesar de não poder parar ou regredir as doenças geradas por resgates, doenças crônicas e degenerativas, porém facilita a ação medicamentosa e tem se mostrado eficiente na cura das doenças psicossomáticas.

CONCLUSÃO

A água fluidificada, portanto, é uma água magnetizada, principalmente, pelos Espíritos, contendo, assim, alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados e direcionados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual. Para cada paciente o fluido medicamentoso será específico não só para a sua enfermidade física, mas também para as necessidades espirituais de cada um. Deve ser usada como um medicamento. Manda o bom senso que não se utilize remédios sem necessidade, portanto, da mesma maneira, só deve usar a água fluidificada quem de fato estiver necessitando dela. Tudo em excesso faz mal, não é mesmo?

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."


[Emmanuel / Chico Xavier]

segunda-feira

6º CONGRESSO ESPIRITA DO PIAUI

Caros companheiros,



Recebemos oficio da FEPI, segue anexo, comunicando que as inscrições para o 6º Congresso Espirita do Piauí já estão abertas.

A Federação etá fazendo uma concessão aos Centros Espiritas no valor do ingresso de R$25,00 para R$20,00 se fizermos 30 inscrições até o dia 28 de fevereiro.

A relação da inscrição estará na recepcão, vamos colaborar com a Federação e garantir o desconto.

Que Jesus abençoe a todos
 
Carmelita

quinta-feira

As Diferenças entre Religião e Espiritualidade

A religião não é apenas uma, são centenas.

A espiritualidade é apenas uma.

A religião é para os que dormem.

A espiritualidade é para os que estão despertos.


A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.

A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.

A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.

A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A religião fala de pecado e de culpa.

A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".

A religião reprime tudo, te faz falso.

A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A religião não é Deus.

A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.

A religião inventa.

A espiritualidade descobre.

A religião não indaga nem questiona.

A espiritualidade questiona tudo.


A religião é humana, é uma organização com regras.

A espiritualidade é Divina, sem regras.

A religião é causa de divisões.

A espiritualidade é causa de União.

A religião lhe busca para que acredite.

A espiritualidade você tem que buscá-la.

A religião segue os preceitos de um livro sagrado.

A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo.

A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.

A religião faz viver no pensamento.

A espiritualidade faz Viver na Consciência.

A religião se ocupa com fazer.

A espiritualidade se ocupa com Ser.

A religião alimenta o ego.

A espiritualide nos faz Transcender.



A religião nos faz renunciar ao mundo.

A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

A religião é adoração.

A espiritualidade é Meditação.

A religião sonha com a glória e com o paraíso.

A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro.

A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa memória.

A espiritualidade liberta nossa Consciência.

A religião crê na vida eterna.

A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.


A religião promete para depois da morte.

A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.
(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira

Importância da Evangelização Infantil - Joanna de Ângelis

Divaldo Franco, inspirado por Joanna de Ângelis, conforme declara em correspondência enviada ao presidente da FEB em 23 de agosto de 1982, responde ao questionário que lhe foi proposto sob e a importância da Evangelização Espírita Infanto-Juveníl, com oportunas e relevantes declarações.


01. Qual a importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil na formação da sociedade do Terceiro Milênio?

De máxima relevância, por ser a infância de hoje o elemento social do futuro que constituirá a nova Humanidade, desde já programada para o início do Terceiro Milênio. Na alvorada do próximo milênio, os jovens da atualidade estarão chamados a exercer tarefas e atender a compromissos cujos resultados dependerão da formação que lhes seja dada, desde agora. Sendo a Doutrina Espírita a mais excelente Mensagem de todos os tempos — porque restauradora do pensamento de Jesus Cristo em forma compatível com as conquistas do conhecimento moderno - é óbvio que a preparação das mentes infanto-juvenis à luz da evangelização espírita é a melhor programação para uma sociedade feliz e mais cristã.

Conforme afirmam os Benfeitores Espirituais, Entidades Venerandas se reemboscam na vestimenta carnal para apressar o “reino de Deus”. Outros Espíritos mais infelizes, que ficaram retidos em regiões de dor e sombra por alguns séculos, a fim de que não perturbassem a marcha do progresso da Humanidade, igualmente serão trazidos — como já vem ocorrendo — à experiência da reencarnação iluminativa. Sendo assim, é justo estejamos preocupados em socorrer estes últimos com a mensagem libertadora e auxiliar os outros que virão abrir caminhos novos para o Bem e a Verdade no despertamento de suas responsabilidades.

02. De que tipo e em que intensidade se efetua o apoio que o Plano Espiritual Superior dispensa ao Movimento de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

Através da inspiração constante e da assistência espiritual aos que trabalham no relevante mister, os Amigos da Vida Maior trazem as idéias que se convertem em programas, as técnicas que se transformam em experiências logo que aplicadas, melhor atendendo às necessidades do Movimento de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil. Outrossim, distendem recursos terapêuticos durante as reuniões dedicadas a essa tarefa, socorrendo e amparando os que trazem marcas mais vigorosas do passado próximo, em forma de limitação, enfermidade ou alienação por obsessão e despertando os infantes e jovens para melhor compreenderem a necessidade de crescimento para Deus. Entretanto, muitos Espíritos Nobres estão reencarnados já, realizando o cometimento na condição de evangelizadores e preparadores da juventude.
03. Como os Espíritos Superiores estão vendo a atuação dos companheiros encarnados com responsabilidade nas tarefas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

De forma positiva e muito confortadora, em se considerando os resultados já palpáveis, não apenas no Brasil como em diversos países americanos onde têm chegado a sadia orientação e o oportuno desenvolvimento de ação. Através dos dedicados trabalhadores encarnados logram, aqueles Condutores Espirituais, atender a tarefa de espiritualização da criatura humana, com vistas ao futuro melhor de todos nos.

04. Como os Espíritos vêem, no conjunto das atividades da Instituição Espírita, a tarefa de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

Têm-nos informado os Benfeitores Espirituais, entre os quais Dr. Bezerra de Menezes, Joanna de Ángelis e Amélia Rodrigues, que este necessário labor é o “sémen” fecundante do Bem no organismo da criatura humana, produzindo “frutos” da sabedoria e de paz. A Casa Espírita, através das suas diversas atividades doutrinárias, mediúnicas, educacionais e assistenciais, compromete-se a ensinar e viver a Doutrina codificada por Allan Kardec. Tarefas essas todas grandiosas e de valor incontestável. No setor doutrinário-educacional a obra se agiganta quando dirigida às gerações novas, ainda não comprometidas emocionalmente com os problemas da atualidade e receptivas às orientações que lhe chegam. A divulgação do Espiritismo sob todas as formas é o grande desafio para os espíritas e suas Instituições neste momento grave da Humanidade. A Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é uma das primeiras atividades a serem encetadas como base para a construção moral do Mundo Novo.

05. Existem condições mínimas para que alguém possa desempenhar a tarefa de evangelização? Quais seriam?

Não pretendemos estabelecer regras de comportamento doutrinário, que já se encontram muito bem apresentadas no corpo da Doutrina Espírita, e, em particular, na excelente página “o homem de bem” e a seguir “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.

Não obstante, a pessoa que deseje desempenhar a tarefa de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil deve possuir conhecimento da Doutrina Espírita e boa moral como embasamento para a tarefa que pretende. Como necessidade igualmente primordial, deve ter conhecimentos de Pedagogia, Psicologia Infantil, Metodologia, sem deixar à margem o alimento do amor, indispensável em todo cometimento de valorização do homem. Aliás, a programação para a preparação de evangelizadores infanto-juvenis tem tido preocupação em oferecer esses elementos básicos nos Encontros e Cursos que são ministrados periodicamente em diversas regiões do país sob a orientação da FEB.


06. Que papel cabe aos espíritas de um modo geral, isto é, àqueles que não atuam diretamente na Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, para o crescimento e maior êxito dessa tarefa?


O de divulgar este trabalho importante, estimulando os pais para que encaminhem, quanto antes, os seus filhos à preparação e orientação evangélico-espírita, de modo a contribuírem significativamente para os resultados que todos esperamos. Da mesma forma, exemplificarem, levando os filhos às aulas hebdomadárias e mantendo, no lar, a vivência espírita, que ainda é a melhor metodologia para influenciar mentes e conduzir sentimentos.

07. Que orientação os Amigos Espirituais daria,n aos pais espíritas em relação ao encaminhamentoo dos filhos à Escola de Evangelização dos Centros Espíritas?

Informa-me Joanna de Ángelis que, na condição de pais e orientadores, temos a preocupação de oferecer a melhor alimentação aos filhos e aos nossos educandos; favorecê-los com o melhor círculo de amigos; vesti-los de forma decente e agradável; encaminhá-los aos melhores professores, dentro da nossa renda; proporcionar-lhes o mais eficiente médico e os mais eficazes medicamentos quando estejam enfermos; conceder-lhes meios para a manutenção da vida; encaminhá-los na profissão que escolham... É natural que, também, tenhamos a preocupação maior de atendê-los com a melhor diretriz para uma vida digna e um porvir espiritual seguro, e esta rota é a Doutrina Espírita. Portanto, encarminhemo-los às Escolas de Evangelização dos Centros Espíritas, ou, do contrário, não estaremos cumprindo com as nossas obrigações.

08. Que recursos poderiam ser, ainda, acionados para expandir a tarefa de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

Maior e mais constante contato entre evangelizadores e pais, a fim de os conscientizar da alta responsabilidade que a estes últimos diz respeito, pedindo ajuda e num intercâmbio freqüente, já que ambos são interessados na formação moral e espiritual da criança e do jovem. Seria, também, muito válido, que os resultados da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil fossem mais divulgados nos Centros Espíritas e se insistisse mais na colocação de que todo bem feito à infância se transforma em bênção no adulto.

09. Qual o papel da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil na expansão do Movimento Espírita no Brasil?

Muito importante esse papel. Graças ao trabalho preparatório que se vem realizando, há anos, junto à criança e ao jovem, é que encontramos uma floração abençoada de trabalhadores, na atualidade, que tiveram o seu inicio sadio e equilibrado nas aulas de evangelização espírita, quando dos seus dias primeiros na Terra...

Este ministério de preparação do homem do amanhã facultará ao Brasil tornar-se realmente ‘O coração do mundo e a Pátria do Evangelho”, conforme a feliz ideação do Espírito Humberto de Campos, por intermédio de Francisco Cândido Xavier, traduzindo o programa do Mundo Maior em referência á nação brasileira.

10. Que espécie de colaboração pode o Brasil oferecer a outros países na área de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

A da experiência tornada realidade, conforme já vem ocorrendo desde quando foram tomadas providências para que a América Latina participasse do cometimento da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, publicando-se o material em castelhano e distribuindo-o gratuitamente por diversos países e conforme recentemente ocorreu, em Cartagena de Índias, na Colômbia, por ocasião do Congresso Espírita Pan-Americano, quando, terminado aquele conclave, a FEB ministrou um curso de preparação de evangelizadores com resultados muito felizes, conforme foi possível constatar, muito recentemente, naquela cidade.
Salvador, 23 de agosto de 1982


Divaldo Franco

terça-feira

OS TENTÁCULOS DO PRAZER

Shidarta Gautama, o Buda, pondera que: A luxúria é a porta de entrada de todos os males. Guimarães Rosa, se referindo a gula, outro pecado capital, afirma: Na virtude da gula, está a virtude da sobrevivência.

São maneiras diferenciadas de compreender as inter-relações da alma humana com estes vícios tão unidos como unha e carne. A ponte entre ambos parece estar no instinto de preservação!

A alma é, ao mesmo tempo, portadora e instrumento-escravo dos tentáculos do prazer! A lascívia é um gigante reflexo. Os poetas, os líricos, os românticos, os apaixonados, os ébrios (vítimas dos tentáculos), os sensíveis, e mesmo os simples, todos cantam, escrevem e choram sobre suas ligações com os braços sedutores e delirantes que os enlaçaram.

Este fantástico ícone da alma, ao se manifestar, o faz de maneiras diversas e usando roupagens fantásticas. Atraentes, sedutoras e convincentes. São os braços do polvo, que enlaçam os vis mortais! Felizes vítimas deste pecado maior, capazes de sucumbir, mesmo ferida de morte, e a cantar a enorme emoção que tiveram.

Esta transgressão é um potencial estimulador de ações da alma em seu curso evolutivo, ou a nefasta ilusão dos sentidos (que estão sempre ao seu dispor). A nossa seletividade é o canal desta ação!

Esta incontinência pode ser a prova suprema pela qual passaremos buscando compreendê-la, ou cairmos derrotados diante do seu lastro delirante!

O apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios, nos fala dos tentáculos deste gostoso pecado: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero este faço.

Sob a pressão absoluta deste mal maior (ou desta experiência transcendental), a nossa alma-instrumento fica atarraxada à reflexão de Píndaro: Alcarme-ei diretamente ao palácio demasiado alto aonde habita a justiça, ou seguirei por vias sinuosas e oblíquas, em busca da plena aventura da vida.

Todo o nosso corpo físico com suas reações a nossa mente, com sua psicologia citando em destaque a seletividade que usamos para discernir, são canais por onde flui a energia da luxúria.

http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/os-tentaculos-do-prazer/

sexta-feira

CURE-SE

Pela via do amor fraterno e universal que é Deus, conecte-O. Cure o vosso espírito das chagas do egoísmo, que espalha o fel psíquico arrastando o Ser a mais funesta experiência que desenvolve as demais.

Milhões de irmãos choram, interiormente possuem a sensação de que o corpo físico vai explodir a qualquer instante.

A ansiedade provocada pelo distanciamento do Pai Maior os torna suscetíveis as mazelas de toda ordem. Como é possível viver desprotegido por pura ignorância espiritual ou força de vontade em buscar por algo que a Terra não vos oferece?

O encontro de energias diversas, forma na psicosfera terrena uma densa, grosseira camada tomando forma e aniquilando as pessoas mais vulneráveis. A matéria sutil sofre abalos e desencadeia doenças que a medicina tradicional desconhece; é real, não descuidem mais do que verdadeiramente importa que é a vida em si. Estejas no físico ou na dimensão espiritual, todos são partes integrantes da Maestria Divina.

Filhos de Deus, saiam agora do vazio espiritual e preencham-no com estudos a respeito da grandiosidade universal. Como podem viver apenas do filo mais rasteiro?

Se os seres acham que só pensar nas questões práticas tais como alimentar-se, vestir-se e cumprir regras sociais mecanicamente é o bastante, meus caros, seguramente mais uma reencarnação perdida à vista.

Recomecem de onde estão e vivam por inteiro, ou seja, do espírito ao físico dando ênfase ao primeiro, que é eterno e querendo ou não, viverás para sempre.

quinta-feira

Filmes Espiritas - Download

1 - O Pássaro Azul - Filme Completo - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/172


2 - Em Nome de Deus - Filme Completo - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/171

3- O Último Espírito - Filme Completo - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/170


4 - Chico Xavier - Brilha Uma Luz no Horizonte - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/169


5- Ressurreição - RARIDADE! - INÉDITO! - (Filme)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/168


6 - Perda de Pessoas Amadas - Palestra de Nazareno Feitosa - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/167


7 - Bezerra de Menezes: O Apóstolo da Caridade - Palestra Nazareno Feitosa -

(Vídeo) http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/166


8 - Jacob Melo - Passe: O Magnetismo Espírita - Teoria e Prática - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/165


9 - Frederico Menezes - A Transição do Planeta Após 150 Anos - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/164


10 - Reencarnação - A Lógica Reencarnacionista - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/162


11- Os Espíritos e os Efeitos Físicos - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/161


12 - A Influência Espiritual - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/160


13 - A Atitude Mental - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/159


14 - Perturbação Espiritual - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/158


15 - Sobre a Morte e o Morrer - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/156


16 - Quando os Anjos Falam - (Filme Completo) - IMPERDÍVEL!!!

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/153


17 - A Corrente do Bem - (Filme Completo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/151


18 - Dr. Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito - (Filme Completo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/150


19 - Chico Xavier - 1977 - 50 Anos de Mediunidade - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/149


20 - Divaldo P. Franco - Evangelho e Vida - O Poder da Oração - (Vídeo)

http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/148

quarta-feira

Urgencia na difusao espirita

Caros amigos e companheiros de ideal.

Existem hoje, no mundo, milhões de pessoas que não têm conhecimento de que todos nós somos espíritos imortais, em constante processo de evolução e que a cada reencarnação progredimos intelectual e moralmente. Esse desconhecimento leva muitos ao suicídio, à depressão, ao materialismo destruidor.Orientadores espirituais nos alertam de que há muitas pessoas, em todos os lugares, em condições de compreenderem a mensagem consoladora e esclarecedora da Doutrina Espírita que revela essas verdades, as quais estão sendo confirmadas pela ciência humana. Todavia, a Doutrina Espírita não tem chegado ao conhecimento dessas pessoas.Compreendendo que, no dizer de Emmanuel, “a maior caridade que devemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua própria divulgação” e lembrando, ainda, que “a dádiva tardia tem gosto de fel”, o Conselho Espírita Internacional vem se empenhando em colocar os ensinos espíritas ao alcance e a serviço de todos, indistintamente, em todas as partes do mundo e em todos os idiomas, conforme está adiante descrito.Caros amigos e companheiros de ideal.Existem hoje, no mundo, milhões de pessoas que não têm conhecimento de que todos nós somos espíritos imortais, em constante processo de evolução e que a cada reencarnação progredimos intelectual e moralmente. Esse desconhecimento leva muitos ao suicídio, à depressão, ao materialismo destruidor.

Orientadores espirituais nos alertam de que há muitas pessoas, em todos os lugares, em condições de compreenderem a mensagem consoladora e esclarecedora da Doutrina Espírita que revela essas verdades, as quais estão sendo confirmadas pela ciência humana. Todavia, a Doutrina Espírita não tem chegado ao conhecimento dessas pessoas.

Compreendendo que, no dizer de Emmanuel, “a maior caridade que devemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua própria divulgação” e lembrando, ainda, que “a dádiva tardia tem gosto de fel”, o Conselho Espírita Internacional vem se empenhando em colocar os ensinos espíritas ao alcance e a serviço de todos, indistintamente, em todas as partes do mundo e em todos os idiomas, conforme está adiante descrito.

A Edicei-Editora está trabalhando para editar os livros básicos de Allan Kardec e de Francisco Cândido Xavier, prioritariamente, e a Revista Espírita (Revue Spirite) fundada por Allan Kardec, em todos os idiomas. ( www.edicei.com )

A TV-CEI está trabalhando para difundir a Doutrina Espírita pela TV, via satélite, pela WEB-TV e pela edição de DVDs e CDs com ensinos espíritas. ( www.tvcei.com )

A Edicei-Distribuidora está trabalhando para a distribuição de livros, Revistas, DVDs e CDs espíritas para todas as partes. ( www.ceilivraria.com.br )

Através do seu trabalho federativo que visa à união das instituições espíritas de todos os países, promove e realiza Congressos, Reuniões periódicas,

Encontros e Seminários destinados a colaborar com os trabalhadores espíritas em geral no apoio, aprimoramento e ampliação do nobre trabalho que realizam de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita. ( www.intercei.com )

Sabendo da urgência e da amplitude desse trabalho, reconhecendo que se trata de obra para muitos e cientes de que envolve altos custos operacionais inquestionáveis, estamos convidando os estimados amigos e companheiros de ideal que compreendem a importância dessa tarefa - vinculada à construção do Mundo de Regeneração em que a Terra está se transformando -, a participarem desse esforço e a colaborarem com o Conselho Espírita Internacional na sua execução, contribuindo de conformidade com orientação que se segue.

•Valor de livre escolha

•Todos os cartões de crédito

•Depósito bancário

•Boleto bancário

Unindo nossas forças e recursos, espirituais e materiais, um número cada vez maior de pessoas se beneficiará com o conhecimento da mensagem que a Doutrina Espírita oferece.

Agradecendo o apoio de todos, subscrevemo-nos, fraternalmente.


Pela Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional,

Nestor João Masotti


Secretário-Geral