segunda-feira

A Força do Amor

O encerramento do 3º Congresso Espírita Brasileiro, na visão dos Espíritos, relatado por Yvonne A. Pereira.


“Amigos e irmãos, abraço-os fervorosamente.

Nesta oportunidade desejo compartilhar com os companheiros um fato relacionado ao suicídio que resultou numa serie de ações, desenvolvidas ao longo de 18 meses, aproximadamente, mas cujo desfecho superou todas as expectativas, mesmo as inimagináveis.

As regiões de sofrimento onde vivem os suicidas, de todas as categorias, são inúmeras e vastas nos planos do Espírito. Brotam de um dia para outro, pois os excessos da Humanidade têm reduzido o tempo de reencarnação para um numero significativo de pessoas. Os atentados contra a manutenção da saúde física, mental e psicológica atingem cifras realmente assustadoras.

A campanha Em Defesa da Vida, conduzida pelos espíritas, é ação que ameniza a situação. Mas algo mais intenso e abrangente, que envolva a sociedade, urge ser desenvolvido.

Assim, passamos ao nosso relato.

Localizamos em determinado nicho, em nosso plano, uma comunidade de suicidas vivendo em situação precária, em todos os aspectos. Chamava a nossa atenção que tal reduto de dor nunca reduzia de tamanho. Ao contrario, contabilizávamos um número crescente, dia após dia. Procurando analisar a problemática por todos os seus ângulos, verificamos que no local, incrustado em espaço de difícil acesso, existia uma espécie de “escola” – se este é o nome que se pode utilizar – cujos integrantes se especializaram em indução ao suicídio; técnicas, recursos e equipamentos sofisticados eram desenvolvidos para que encarnados cometessem suicídio.

O suicida era, então, conduzido à instituição e, sob tortura, a alma sofredora fornecia elementos mentais que serviam de alimentos à manutenção de diferentes desarmonias que conduzem o homem ao desespero.

Fomos surpreendidos pela existência de tal organização e estarrecidos diante do fato, de como a alienação, associada à maldade, pode desestruturar o ser humano.

Após tomar conhecimento dos detalhes, um plano de trabalho foi definido, depois que um mensageiro de elevada região veio até nós.

Durante algum tempo pelejamos para sermos adequadamente preparados, inclusive aprendendo a liberar vibrações mais sublimadas, a fim de fornecer a matéria mental e sentimentos puros que pudessem erguer um campo de força energético ao redor do local.

Almas devotadas estiveram conosco permanentemente, instruindo-nos, fortificando-nos e nos revelando a excelsitude do amor. Entretanto, era preciso fazer algo mais. Desfazer a organização não representaria, em princípio, maiores problemas; o desafio seria convencer os instrutores a não fazer mais aquele tipo de maldade. Várias tentativas foram envidadas, neste sentido. Orientadores esclarecidos da Vida Maior foram rejeitados e até ridicularizados. Nada conseguíamos com os dirigentes daquela instituição, voltada para a prática do suicídio.

Mas a vitória chegou, gloriosa, no final da tarde do domingo ultimo, [1] quando, convidados a participar do encerramento do Congresso, aqueles dirigentes presenciaram a luminosidade do amor. Conseguiram, finalmente, ver o significado da vida, a sua importância e fundamentos.

Foram momentos de grande emoção que envolveu a todos nós, quando uma nesga de luz desceu sobre os encarnados e desencarnados no exato instante em que todos, em ambos os planos da vida, se deram as mãos e cantaram a música em prol da paz.

A nesga de luz se alargou, cresceu, envolveu a todos. A força do amor jorrou plena e, em sublime explosão, rompeu o ar, circulou sobre a cabeça de todos, espalhou-se como poderosa onda para além do recinto, ganhando a cidade.

Brasília se nimbou de luz, no ar, no solo, nas águas. À nossa visão estupefata e maravilhada parecia que uma nova estrela estava surgindo. Os seres da Criação, vegetais, animais e hominais, os elementos inertes, rochas e minerais, as construções humanas, prédios, edifícios, avenidas, bancos, repartições públicas e privadas, residências, tudo, enfim, foi banhado por luz pura e cristalina que jorrava do Alto.

Célere, a bela luminosidade espalhou do coração da Pátria para todos os recantos do Brasil, das Américas, da Europa, África, mais além, no Extremo e Médio Oriente, atingindo todos os continentes, países e cidades. Alcançou os pólos do Planeta, girou, em bailado sublime, por breves minutos ao redor da Terra e se prolongou mais além, em direção ao infinito.

Jesus tinha se aproximado do Planeta, em brevíssima visita de luz, amor e compaixão.

Jamais presenciei tanta beleza e tanta paz!

Com afeto.

Yvonne Pereira

(Mensagem psicográfica recebida por Marta Antunes de Moura, na Federação Espírita Brasileira, em Brasília, no dia 22 de abril de 2010).

quinta-feira

Acreditar onde todos desacreditam

O resgate em todas as situações é imprescindível ao ser espiritual que almeja voos maiores.


O ser no plano físico desiste facilmente sem valorizar o trabalho da paciência diante dos obstáculos.

Aquele que muito tem e apenas usufrui, enfraquece o espírito e volta à dimensão espiritual engessado, pois aniquila as possibilidades de investir no irmão difícil, nas situações que pedem arrojo.

Retorna a vida física na função do necessitado e confronta-se com a dura realidade de sentir na própria carência o que deixou de fazer, é via de mão dupla.

O que hoje omites, futuramente deparar-se-á com o que deixou irresponsavelmente, delegado a outros a fazer o que era tarefa sua.

Viver no vosso orbe é sair do conforto e tocar pessoalmente na cooperação por uma sociedade mais igualitária e fraterna, pois onde só o dinheiro é dado como consolo, o mérito é encoberto pelo combustível do orgulho.

Olhem o irmão em posição desfavorável na linha dos olhos. Curve-se diante daquele que fisicamente não pode mais levantar-se, mas é tão filho do Divino Criador quanto você.

A sociedade necessita urgentemente de avaliar e ratificar seu compromisso com Jesus.

Se assim não o for, algo está errado.

Urgência irmão. A matéria grosseira não pode vos cegar o Espírito, Essência Divina. É trabalho individual.

O que desejas a si próprio?

quarta-feira

Bate a vossa porta, a vontade do Bem servir, saias, busques e acharás.


O trabalho é lição de Amor diário, a evolução é baseada na Lei do Amor; não há caminho fora deste contexto.

Todos têm a doce lição de Jesus, abrace-a para si e terás sempre a boa companhia, o tem certo da boa ação e resolução.

Muitos de vós, param no meio da jornada.

O Bem deve ser coeso, insistente.

Vós sois protegidos pelo Alto quando se dispõe a trabalhar.

O que fizeres de bom retornará a ti.

Creiam nisso.

Dás, recebes; amas, colhes. Usufruas.

Vosso Globo sofre ataque de toda ordem, é a vossa Casa.

Todos serão chamados a prestar contas do que deixaram por fazer.

A omissão custa caro, e entrave é entrave ao vosso aprimoramento espiritual.

Levem a sério.

terça-feira

Mensagem do dia

NAO te lastimes quando as circunstâncias te exigirem essa ou aquela mudança; isso é sinal de que a vida te favorece a renovação. Necessário confiar para merecer confiança, dar para receber, auxiliar para ser auxiliado. Através daquilo que falas, e como falas, está fornecendo aos outros as linhas do teu próprio retrato, a cada um será dado de acordo com as suas obras. Muita paz e Luz !

sexta-feira

A FAMÍLIA INCONSCIENTEMENTE DESEJADA

.... Há uma família que se forma em nosso mundo subjetivo e que domina nossa imaginação. Criamos psiquicamente pais ideais, irmãos perfeitos ou filhos exemplares. Eles tem vida dentro de nós e nos fazem tomar atitudes, às vezes, inconseqüentes. Comparamos essas figuras imaginárias, conscientes ou não, com os reais personagens que fazem parte das nossas relações familiares. Quando a correspondência não se dá, costumamos criar pontos de atrito, de discórdia que geram tensões nas relações.

Essa família imaginária se forma no decorrer de nossas encarnações, nas relações que tivemos com outros espíritos que desempenharam papéis ao nosso lado. Consolidamos na psique aqueles personagens em função das emoções por eles despertadas.

Inconscientemente, exigimos da vida um paraíso no qual as pessoas tenham comportamentos ideais e não nos satisfazemos com o que temos. Os modelos psíquicos que criamos são poderosos direcionadores que atuam em busca de seres perfeitos ao nosso lado.

Condicionados pelos arquétipos, projetamos nos membros da família aqueles personagens ideais e rejeitamos, pelo mesmo mecanismo, outros nos quais ‘enxergamos’ figuras aversivas do passado.

Nem sempre a antipatia decorre do reencontro de inimigos do passado. Às vezes, ocorre o mecanismo inconsciente de transferência, através do qual projetamos qualidades a uma pessoa ou a alguém que a ela se assemelha.

Autor: Adenáuer Novaes

ASSUMA AS TAREFAS

Não feches a porta à oportunidade que lhe bate diariamente.


O curso do dia é para vós, cronologicamente regrado. A seqüência do calendário é apenas referência.

Toma, pois, as rédeas dos compromissos assumidos por vós ao reencarnares. O que deixas por concluir é atraso no percurso.

As tarefas apresentam-se a vós.

O mendigo pedinte pode doar e partilhar com o irmão em pior estado. Dás e recebes!

Trabalhas, liberta-te. Buscais, pois, a cura dos males. Ele recicla, renova, é presença indispensável que nos encaminhará a evolução.

Saias da letargia e trabalhes por ti, pelo irmão, o Universo agradecerá e você poderá dizer:

__ Eu cooperei e aqui estou amadurecido, forte, talvez com as mãos calejadas, o físico não tão disposto como antes, mas o Espírito purificado, pois o trabalho é balsâmico, reativa o princípio ativo psico-espiritual.

Faz-nos crescer.

SER ÚTIL A SI PRÓPRIO

Observes o mundo com olhar complacente.


Não firas o ouvido alheio com palavras que desestabilizem.

Há pessoas que vivem a satisfazer a insana preferência pelas catástrofes.

Tudo adquire o olhar de quem vê. Não passes adiante o que não serve para ti.

Se quiseres avançar, sair do velho ciclo do leva e trás, saias na busca do Bem, no foco de algo positivo.

O Ser torna-se agradável, quando é polido de sentimento.

Passaste na lição primária, quando tens forte ensejo por melhorar-se.

Aquele que se permite em não refrear o ímpeto do alimentar-se a turno do sofrimento do outro, há meu amigo...

Retoma-te urgente na rota do companheirismo fraterno que todos que almejam degraus ao Alto, devem ter como lição diária.

Não há mais tempo para perdas infantis.

Oh! Vós, Espíritos velhos na condição e imaturos no crescimento do Bem Viver.

terça-feira

Caros amigos,


A hora é chegada!

No dia 3 de Setembro poderemos, finalmente, ver a obra de André Luiz nas telas de cinema.


Baseado na obra de Chico Xavier, o filme Nosso Lar conta a historia do próprio André Luiz, médico bem sucedido que, após sua morte, acorda no mundo espiritual. Ele não pertence mais ao mundo dos vivos e novas lições e conhecimentos surgem em seu caminho. Enquanto aprende como é a vida em outra dimensão e anseia em voltar a terra e rever seus parentes, André Luiz descobre a grande verdade: a vida continua para todos.

Além do conhecido ator de peças espíritas Renato Prieto, o elenco conta também com profissionais de peso da dramaturgia nacional como Ana Rosa, Werner Schünemann, Othon Bastos, Paulo Goulart e Inez Vianna.

Nosso Lar conta com uma equipe formada por grandes nomes internacionais como o compositor Philip Glass, o diretor de fotografia Ueli Steiger e a empresa de efeitos visuais Intelligent Creatures, e é coproduzido e distribuído pela Fox Film do Brasil.

Não perca a oportunidade de ver essa linda história nas telas do cinema!
O filme Nosso Lar entrará em cartaz nas salas de cinema de todo Brasil a partir de 3 de Setembro. Mas para que vocês possam assistir a esta super produção antes de sua estreia, gostaríamos de informar que a partir do dia 27 de agosto, estarão disponíveis sessões fechadas do filme para grupos.


Estas sessões serão disponibilizadas por alguns cinemas a preços especiais e ocorrerão somente no período da manhã, antes da programação normal do cinema e deverão ser agendadas diretamente com os cinemas (consultar a tabela no site), com antecedência mínima de 48 horas.

Para verificar se há disponibilidade em sua cidade, favor consultar o site do filme: www.nossolarofilme.com.br e acessar o link “sessões especiais”.

As condições de preço e número mínimo de pessoas por sessão deverão ser verificadas diretamente com o responsável de cada cinema.

Pedimos que divulguem essas informações aos colegas e familiares.

Sua participação é fundamental para disseminar esta importante mensagem.


Dica de Leitura - Nosso Lar

Nova edição da obra psicografada por Francisco Cândido Xavier. Nosso Lar é o nome da Colônia Espiritual que André Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra. Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observações e descobertas sobre a vida no Mundo Espiritual, atuando com um repórter que registra as suas próprias experiências. Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espíritos procedentes da Terra passam por estágio de recuperação e educação espiritual supervisionado por Espíritos Superiores. Nosso Lar não é o Céu; é mais um hospital, uma escola, uma zona de trânsito. Mas nos permite antever o Mundo Espiritual que nos aguarda, quando abandonarmos o corpo carnal pela morte física.

O Amor e o Rancor

Fatores de Desequilíbrio - Parte I

(Joanna de Ângelis)

SEJA - Sociedade Espírita Joanna de Ângelis

A saúde da criatura humana resulta de fatores essenciais que lhe compõem o quadro de bem-estar: equilíbrio mental, harmonia orgânica e ajustamento sócio-econômico. Quando um desses elementos dei­xa de existir, pode-se considerar que a saúde cede lugar à perturbação, que afeta qualquer área do con­junto psicofísico.


Sendo, a criatura humana, constituída pela ener­gia que o Espírito envia a todos os departamentos materiais e equipamentos nervosos, qualquer distonia que a perturbe abre campo para a irrupção de do­enças, a manifestação de distúrbios, que levam aos vários desconsertos patológicos, conhecidos como enfermidades.

Por isso, é possível que uma criatura, em proces­so degenerativo, possa aparentar saúde, face à ausên­cia momentânea dos sintomas que lhe permitem o re­gistro, a percepção do insucesso.

Da mesma forma, podemos considerar que, escra­va da mente, a criatura transita do cárcere dos sofri­mentos aos portões da liberdade — das doenças à saú­de ou vice-versa — através da energia direcionada ao bem, à harmonia, ou sob distonias, conflitos e traumas.
De relevantes significados são os conteúdos ne­gativos do comportamento emocional, geradores das disritmias energéticas, que passam a desvitalizar os campos nos quais se movimentam, enfraquecendo-os e abrindo-os à sintonia com os microorganismos de­generativos.


Entre os muitos fatores de destruição do equilí­brio, anotemos o amor, a angústia, o rancor, o ódio, que se convertem em gigantes da vida psicológica, com poderes destrutivos, insuspeitáveis.

A mente desordenada, que cultiva paixões dissol­ventes, perde o rumo, passando a fixações neuróti­cas e somatizadoras, infelizes, que respondem pelos estados inarmônicos da psique, da emoção e do corpo.

Os conteúdos do equilíbrio expressam-se no com­portamento, propiciando modelos de criaturas desidentificadas com as manifestações deletérias do meio social, das constrições de vária ordem, das do­minações bacterianas.


A auto-análise, trabalhada pela insistência de preservação dos ideais superiores da vida, é o recur­so preventivo para a manutenção do bem-estar e da saúde nas suas várias expressões.

O amor


Confundidas as sensações imediatas do prazer com as emoções emuladoras do progresso moral, o amor constitui o grande demolidor das estruturas ce­lulares, pela força dos desejos de que se faz portador.


Certamente, referimo-nos ao amor bruto, asselva­jado, possessivo, que situa no desejo a sua maior car­ga de aspiração.

Ocultando frustrações pertinazes e gerando me­canismos de transferência neurótica, as personalida­des atormentadas aferram-se ao amor-desejo, ao amor-sexo, ao amor-posse, ao amor-ambição, deixando-se consumir pelos vapores da perturbação, que a insis­tência mental e insensata do gozo desenvolve em for­ma de incêndio voraz.
O atormentado fixa a sua identidade na necessida­de do que denomina amor e projeta-se, inconsciente­mente, sobre quem ele diz amar, impondo-se com sofreguidão irrefreável, ou acalentando intimamente a re­alização do que anela, em terrível desarmonia interior. A quanto mais aspira e frui, mais exige e sofre; se não logra a realização, mais se decompõe, perdendo ou matando, com os raios venenosos da mente em desali­nho, as defesas imunológicas e a vibração de harmonia mental, logo tombando nos estados enfermiços.

O rancor

Fenômeno natural decorrente da insegurança emo­cional, o rancor produz ácidos destruidores de alta potencialidade, que consomem a energia vital e abrem espaços intercelulares para a distonia e a ins­talação das doenças.

Entulho psíquico, o rancor acarreta danos emoci­onais variados, que levam a psicoses profundas e a episódios esquizofrênicos de difícil reparação.

A criatura humana tem a destinação da plenitu­de. O seu passo existencial deve ser caracterizado pela confiança, e os acontecimentos desagradáveis fazem-­se acidentes de percurso, que não interrompem o pla­no geral da viagem, nunca impeditivos da chegada à meta.

Por isso, os acontecimentos impõem, quando ne­gativos, a necessidade de uma catarse libertadora, a fim de não se transformarem em resíduos de má­goas e rancores que, de contínuo, assumem mais danoso contingente de ocorrência destrutiva.

A psicoterapia do perdão, com os mecanismos da renúncia dinâmica, consegue eliminar as seqüelas do insucesso, retirando o rancor das paisagens mentais e emocionais da criatura, sem o que se desarticulam os processos de harmonia e equilíbrio psíquico, emo­cional e físico.

Texto extraido do Livro O Ser Conciente, escrito por Divaldo P. Franco e ditado eplo espírito Joanna de ângellis.

***

sexta-feira

INSCRIÇÕES ABERTAS 2º SEMINÁRIO DA MANSÃO DA PAZ



O Centro Espírita Mansão da Paz convidada a todos para participarem do 2º SEMINÁRIO "O SUICÍDIO" no Cine Teatro da Assembléia, no dia 28 de Agosto de 2010 - 18:45h às 21:30h.

- PALESTRANTES-

* Drª Kátia Marabuco - Doutora em Medicina, Médica Oncologista e Ginecologista, Cirurgiã de Cabeça e Pescoço, Presidente da AME-PI

Tema: "Tributo à Vida"

* Cel. César Rocha (Recife-PE) - Mestre em Engenharia, Bacharel em Ciências Militares e em Educação Física, Coronel do Exército Brasileiro

Tema: "Suicídio: Nunca!"

INSCRIÇÕES:

FEPI / Centro Espírita Mansão da Paz

(86) 3221-6206 / 3221 - 2500 / 8836-3415

* Até o dia 18/08 - R$15,00

* De 19/08 à 28/08 - R$20,00

TODO O SALDO SERÁ DESTINADO À CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA MANSÃO DA PAZ!!!
                                                                  Participem!!!

Fonte: BLOG DO LAR DA CARIDADE - www.celardacaridade.blogspot.com

FEPI - Federação Espirita Piauiense

http://fepiaui.blogspot.com/

FEB - Federaçao Espirita Brasileira

http://www.febnet.org.br/site/

Melindres. Melindrice. Melindroso

A lenta e árdua trajetória evolutiva do ser humano rumo a angelitude demanda o arrastar dos evos. No momento atual da civilização humana vivemos uma mescla de padrões onde a grande maioria chora e ri, no estágio evolutivo da infância espiritual. Guerras de ego, personalismo e fragilidade frente às ofensas e críticas nos torna refém das emoções que em avalanche nos engolfam, desestruturando a delicada tessitura de defesa espiritual que aos pouco, de encarnações e encarnações vamos elaborando no nosso corpo perispiritual.

Como toda criança que ainda não ultrapassou o ciclo do egocentrismo, lutamos para defender nossa fracassada posição de egoísmo e pura manifestação de orgulho doentio, daí nos melindramos por qualquer coisa. Se alguém fala e critica nosso ponto de vista, emburramos e já não o consideramos amigo, companheiro ou irmão. Se em uma reunião a mensagem é de reprimenda, com certeza estão falando de nós ou para nós, achamos que o mundo gira em torno de nós, mais uma vez - nos melindramos. Como nos fala Alfredo em Os mensageiros: “A humanidade parece preferir a condição de eterna criança”.

Certa vez um companheiro espírita me disse que uma conversa informal que todo médium era melindroso, certamente ele assim se referia porque o médium espírito falido em sua grande maioria, em débito com as leis Divinas retarda-se nos desvios dos seus compromissos, vitimados pela sua própria vaidade e jactância de saber. Os capítulos de 6 a 10 em Os Mensageiros são verdadeiras pérolas, profundas advertências do Centro de Mensageiros aos navegantes do outro lado do véu que encarnam “ aliando necessidades de resgates ao serviço redentor”, porém segundo Telésforo a grande maioria fracassa ruidosamente.

Quantas vezes, encastelados na posição de trabalhadores, donos da Casa de Orações, dirigentes de Centros Espíritas, doutrinadores ou vigia da porta nos arvoramos porque alguém que chegou ontem, descendo de pára-quedas ocupa um lugar que achamos não lhe é devido, novamente é nosso ego que está falando mais alto, inflando nosso ego doentio, desejoso de poder, mandos e desmandos. Esquecemos as inolvidáveis lições de Jesus, nas parábolas: O filho pródigo. Os trabalhadores da vinha. O argueiro e a trave no olho. Como dizem os amigos espirituais: “ Como sois tolos, como sabem pouco dos ensinamentos de Jesus”. Ainda no livro Os Mensageiros, Veneranda nos assevera : Devemos nos interessar pela verdadeira prática do Espiritismo junto de Jesus, nosso Mestre e Senhor.

Vencer o impulso de reagir a qualquer contrariedade nos poupa saúde, evitando desequilíbrios mentais e, graves transtornos na alma que muitas vezes demandarão anos, encarnações e resgates dolorosos de faltas que começaram com uma simples contrariedade.

Como anotações valiosas, vale a pena transcrever as advertências do espírito Ermance Dufaux em Reforma Íntima sem martírio: “ Afeiçoar-se com mais devoção a aceitar as vicissitudes da vida, com resignação e paciência , fazendo o melhor a cada dia em busca da recuperação pessoal, otimismo ante os revezes, trabalho perante as perdas, confiança e boa convivência com amigos de ideal, serviço de amor ao próximo, instrução consoladora, fé no futuro e boa dose de humildade são as medicações para as ofensas e ofendidos na doença do melindre”.


ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO PIAUÍ- http://amepiaui.blogspot.com/

O Livro dos Médiuns-por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires


Cap. 5 – MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS


82. O fenômeno de que tratamos são provocados. Mas acontece às vezes que ocorrem de maneira espontânea. Não intervém então à vontade dos participantes, e longe disso, pois se tornam quase sempre muito importunos. O que exclui, além disso, a suposição de serem efeitos de sua imaginação superexcitada pelas idéias espíritas é que ocorrem entre pessoas que nunca ouviram falar a respeito e quando menos elas podiam esperar. Esses fenômenos, cujas manifestações se poderia considerar como de prática natural, são muito importantes porque excluem as suspeitas de conivência. Recomendamos, por isso, às pessoas que se ocupam de fenômenos espíritas, coletarem todos os fatos desse gênero de que tiverem conhecimento, mas sobretudo constatarem cuidadosamente a sua realidade através de minucioso estudo das circunstâncias, para se assegurarem de não se tratar de simples ilusão ou mistificação(1)
83. De todas as manifestações espíritas, as mais simples e freqüentes são os ruídos e as pancadas. Mas é sobretudo nesses casos que devemos temer a ilusão, pois há muitas causas naturais que podem produzi-las: o vento que assobia ou sacode um objeto, algo que a gente mesmo está movendo sem perceber, um efeito acústico, um animal oculto, um inseto e assim por diante, e até mesmo brincadeiras de mau gosto. Os ruídos espíritas têm, aliás, características inconfundíveis, com intensidade e timbre muito variados. São facilmente reconhecíveis e não podem ser confundidos com os estalidos da madeira, o crepitar do fogo ou o tique-taque de um relógio. São golpes secos, ás vezes surdos, fracos e leves, de outras vezes claros, distintos, até mesmo barulhentos, que mudam de lugar e se repetem sem nenhuma regularidade mecânica. De todos os meios de controle, o mais eficaz e que não deixa nenhuma dúvida quanto à origem é submetê-lo à nossa vontade. Se eles se fizeram ouvir ao lado que indicamos, se responderem ao nosso pensamento dando o número que pedimos, aumentando ou diminuindo sua intensidade, não podemos negar a presença de uma causa inteligente. Mas a falta de resposta nem sempre prova o contrário.

CENSO DEMOGRÁFICO - 2010

Considerando que, segundo informações, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, na pesquisa destinada ao Censo demográfico nacional caracterizou os espíritas como Kardecistas;


Considerando que a Federação Espírita Brasileira – FEB, não foi consultada por aquele órgão sobre o assunto;


Considerando que a esta altura, não há tempo hábil de tentar mudar programação estabelecida pelo IBGE;


Considerando ainda que a pesquisa nacional já se encontra em curso;

Recomendamos a todos os espíritas que, ao serem consultados pelos pesquisadores do IBGE e visando a inclusão de todos na contagem que se realiza, DECLAREM-SE KARDECISTAS, uma vez que NO FORMULÁRIO DO CENSO não foi registrada a palavra ESPÍRITA.


Brasília(DF), 02 de agosto de 2010



Federação Espírita Brasileira

Nestor João Masotti

Presidente

A paternidade

Pode se considerar como missão a paternidade?


“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. (...)

O Livro dos Espíritos - Questão 582

(...) A paternidade e a maternidade, dignamente vividas no mundo, constituem sacerdócio dos mais altos para o Espírito reencarnado na Terra, pois através dela a regeneração e o progresso se efetuam com segurança e clareza.
André Luiz – Nos Domínios da Mediunidade

www.tvcei.com/portal/

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua própria divulgação."


[ Emmanuel ]

quinta-feira

A natureza é fonte inspiradora.


Observem o curso de um rio, ele acalma o vosso espírito afastando qualquer perturbação momentânea.

O barulho do mar, a força das ondas, traduzem como tudo muda a cada segundo.

A areia quando pisada, deixa rastro, a vida é assim, por onde passas deixas marcas sem necessariamente pronunciares uma palavra.

Um olhar reflete a troca de magnetismo entre seres

Na Natureza todos são magneticamente interligados, os animais da mesma espécie são solidários.

O predador tem sua razão de ser não é por vingança e sim subsistência. Faz parte.

A sabedoria Divina deixou para a humanidade um legado maravilhoso.

A perfeita interação entre seres humanos, planta e animais, um conjunto que interage. A percepção é de acordo com a evolução do espírito.

Há seres que olham a planta e não captam a importância do conjunto da obra.

A destruição da fauna e flora é peso enorme, divida dolorosa que está à porta de todos indistintamente.

Portanto meus caros preservem com amor o que ainda resta, pois a omissão não é forma branda e sim cooperativa de ser conivente.

Poderá dizer sou uma pessoa só, o que posso fazer?

Lembre-se uma voz que fala é mais forte do que aquela que cala, pensem nisso

terça-feira

FLORES NA ESTRADA

Sejas a flor que espalha em volta de ti, exales o perfume da paciência, o pólen da solicitude, a gramínea que renasce após a chuva; regues com a sabedoria da consciência, pois cada qual tem o seu papel, todos têm importância na estrada.


Quando nascemos para a vida terrena somos cursores involuntários, pois temos que seguir, porém o que queremos cultivar é o que conta.

A vida é como um jardim colhe-se de acordo com o que plantas no cotidiano.

De degrau em degrau sobe-se a escada. A insegurança faz parte da jornada. A dor nos faz buscar o amadurecimento.

Os frutos são bons frutos, apenas quando estão prontos.

O precursor de cada indivíduo, o conduzirá e assim sucessivamente; nas idas e voltas, vamos evoluindo.

Há estágios diferentes, quando estamos encarnados, é por que queremos subir mais alto.

O SER espiritual tem necessidade constante nesta busca realizadora, todos a farão.

O autoconhecimento os leva ao Plano Maior inegavelmente.

Aquele que tem consciência da vida em outra dimensão, já deu o primeiro passo.

Viajamos sempre, a caminho do Universo maravilhosamente inexplicável.

segunda-feira

A CIENCIA HOJE

Há intelectuais que ainda desprezam o lado espiritual. Só crêem no que lhes é devido.


Não fecham os olhos para si próprios, negam a condição espiritual em que estão inseridos.

Na verdade, o que somos senão seres espirituais?

A seguir, o que lhes é desvelado é que não são os autores das descobertas e seguem achando-se acima do bem e do mal.

O conhecimento é para caminhar junto, levar aos que não possuem a luz do esclarecimento.

Reter em si o que sabes é ver irmãos pré-históricos na jornada evolutiva espiritual dando acesso a demência e direcionando-o a planos inferiores.

Hoje sabes, divides, libertai-vos do personalismo, encontre-se.

Se vistos do Alto, destacai-vos pelo brilho ou não do Espírito.

Não sejas mais um na multidão.

Mude-se a cor da vossa aura.

É urgente!

ABRAÇO AMIGO

Calor humano afeto essencial ao Ser viajor, o pensamento afetivo conecta-o onde estiver. Sejas ciente da dimensão do pensamento emotivo.

Um amigo querido compartilha contigo suas conquista, anseios e decepções, tudo é integrado.

É prudente ser otimista apesar do assombro da incerteza do amanhã.

Fale mais alto a voz da esperança.

No vazio do dia que passou, a inspiração por dias melhores, cada situação vivenciada tem a sua participação, o que traçaste ontem, reflete agora; portanto, apesar de tudo semeies a fé.

Se duvidas da humanidade, daqueles que não fazem parte do seu convívio não julgue por achar que tudo está perdido.

A mãe Terra, apesar da invigilância dos seus, continua a exercer a tarefa diariamente, acolhe a todos, cumpre seu destino.

A sabedoria é inspiradora na brisa do mar, no sopro do vento, na chuva bendita que renova a tudo, e assim sucessivamente.

Viver com sabedoria é não confrontar o que não se pode mudar e sim adaptar-se a circunstância temporária.

Melhorar interiormente é tarefa fundamental para quem deseja amadurecer e seguir além sem paradas para reajustes que só atrasam o curso na jornada evolutiva.

Estudo Mediunico

A mediunidade pode manifestar-se através da pessoa absolutamente
inculta, mas os bons espíritos são de parecer que todos os médiuns
são chamados a estudar a fim de servirem com mais segurança.


                                                                                   Chico Xavier

sexta-feira

A consciência plena de cada um é rumo certo aos deveres pré-estabelecidos no Plano Maior.


Cada Ser é importante na obra que lhes é delegada. Não desprezeis nada e a ninguém.

Sois visto do Alto pelas vossas obras, vontade de crescer, buscar o auto aprimoramento.

És o foco, com ou sem brilho. Vós és quem dás a tonalidade, sois opaco ou brilhante.

A inquietude vos leva a buscar e aí tem a oportunidade de crescer no real sentido da palavra. Ser grande não é dimensional aos olhos, mas na qualidade da obra individual de cada um.

Labutem, o tempo é agora, não vos abateis pela preguiça que é característica inferior do vosso Espírito.

Liberte-se de velhos conceitos, que hoje vos brindam com as chagas da Humanidade.

Por que tanto contraste?

Aos olhos do materialista seria injustiça divina, mas aos olhos do novo homem, a oportunidade de buscar o conhecimento e descobrir a Natureza divina de cada um.

Sois grande, sejais modesto, apenas trabalhe e ore, ore sempre, quase sem cessar e nada mais poderá ofuscar-lhe a estrada traçada na qual cada um seguirá.

É individual, nascemos sozinhos e faremos a passagem sentindo a nós mesmos e os amigos que nos esperam.

Se tiveres boa conduta, assim o será.

A justiça Divina é infalível.

Aprendam a orar e confiar.

terça-feira

NOS MOMENTOS DIFÍCEIS


Mantenha-se o bom tom. Suave nas palavras, doce nos gestos, firme no servir.

A dor existe para nos fazer crescer, se sofres, amadureces, se festejas em vão, adoece d’alma.

A coexistência alegria/sofrimento é parâmetro fundamental ao SER que hora encontra-se perdido.

Ilusões se desfazem, castelos embasados na irracionalidade ruem, levando-o ao mais alto grau do sofrimento.

Na Terra, escola bendita, há de tudo, aprendam as lições necessárias ao vosso retorno à Pátria Espiritual, sois vós quem dá o canal condutor.

Sempre houve e hão de haver amigos benfeitores a dar-lhes as mãos, porém depende de vós, a escolha pessoal e cada qual colherá a ilha de bênçãos, ou o choro da estrada perdida.

Se estás sem rumo, refaças o caminho e abraces o Criador como verdadeiro e fiel amigo, ele não vos negará o socorro e local quantas vezes necessário for para reerguer-te rumo as estrelas; do alto, é como se elas lhe sorrissem.

Olhes para o céu de tempos em tempo, aproveites as belezas que cintilam no Cosmos.

É seu, o que esperas?

Fé, direção essencial.

Palestras Sobre Mediunidade

I CICLO DE PALESTRAS SOBRE MEDIUNIDADE

CENTRO ESPÍRITA PAULO DE TARSO


Rua Manoel Domingos, 2436 – Bairro Marquês – Teresina – PI


PARTICIPE

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA PAULO DE TARSO

Rua Manoel Domingos, 2436 – Bairro Marquês

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

de 14/8/10 a 30/10/10

uma vez por semana, aos sábados


HORÁRIO DAS PALESTRAS: das 15:30 às 17:30 horas


PÚBLICO-ALVO

• Estudantes do ESDE do terceiro módulo em diante;

• Trabalhadores da Mediunidade das casas espíritas;

• Trabalhadores Espíritas;


INSCRIÇÕES GRATUITAS

Na sede do Centro Espírita Paulo de Tarso

Nos horários: Quarta-feira às 19h

Sábado às 17h30

INFORMAÇÕES

1) Regenilze Sousa ...... (86) 9971-5124

2) Lourismar Valente .....(86) 9979-1240

3) Helvídio Maciel ......... (86) 9997-5464

segunda-feira

Mundo Ìntimo

A formação do mundo particular é profundamente conectada a atitudes, nada é em vão.


Até o ócio lhes é levado em conta. O ser espiritual é ainda complexo.

As atitudes malsãs o circundam numa crosta meramente restrita impedindo de ser pleno, ir além do que imagina ser possível.

O sol ou escuridão interior acompanham o homem físico-espiritual desde sempre. Sem o menor esforço e conhecimento a respeito de si próprio, dificilmente deixará o circulo vicioso e maléfico que invigilante e preguiçosamente o deixaram por assim experimentar o desgosto do vazio e profunda tristeza por não sentir-se capaz.

O que fazer?

Renovem-se os conceitos, e aplaque-se a ignorância e reacenda-se o foco na luz da esperança, ela não se apaga jamais. A nova Era chegou.

Como esperas repetir-se ao largo do tempo?

A sabedoria está na percepção de cada um e na real vontade de rumar infinitamente para o Bem, o belo que há de vir.